1957
BRANCO, FRANCISCO A.: O Clube dos sete anões: Giroflé - Giroflá, romance. 1º edição, Minerva, nº 66 da colecção Xis, Lisboa.
CAIRES, ÂNGELO (Funchal, Madeira, 1939 -?), jornalista e ficcionista; O segundo homem, romance. 1ª edição, Agência Portuguesa de Revistas, colecção Negra, Lisboa.
CARMO, JOSÉ PALLA e: Policias e ladrões, romance. 1ª edição, Coimbra Editora, Coimbra.
CAYGILL, EDGAR, pseudónimo de ROUSSADO PINTO: contos (FBI em acção, Morfina, Targédia em Berlim, A casa abandonada, Oiro negro, Às doze em ponto; Hiena humana, O quarto dos esqueletos, morreu ao entardecer), publicados nos nºs 1 a 9 do Edgar Caygill Magazine.
LIME, HARRY, pseudónimo de ANTÓNIO LOPES FERREIRA: Três crimes, 1ª edição, Edições Surpresa, nº 6 da colecção Policial Corvo, Porto.
NOLAND, NOEL, peudónimo de FERNANDO ALBERTO PIMENTEL: A traição tem duas faces, romance. 1ª edição, Agência Portuguesa de Revistas, nº6 da colecção Negra, Lisboa.
O'CONNOR, JIM, pseudónimo de JOSÉ de OLIVEIRA COSME: Uma bala no coração, romance. 1ª edição, Agência Portuguesa de Revistas, nº 5 da colecção Negra, Lisboa.
VARATOJO, ARTUR: O peru do inspector, conto publicado na antologia ABC Policial - 4, 1ª edição, Europa-América, Lisboa.
WITTMAN, LEONARD, pseudónimo de JOSUÉ AUGUSTO da SILVA: Noite de terror, romance. 1ª edição, Agência Portuguesa de Revistas, nº 7 da colecção Negra, Lisboa -.
NESSE ANO: Publicação do romance A casa grande de Romarigães, de Aquilino Ribeiro.
1958
BARIS, TEC, pseudónimo de TOMÁS RIBAS (Alcáçovas, 1918 - 1999), escritor: Inocente ou culpado, romance. 1ª edição, Agência Portuguesa de Revistas, nº 14 da colecção Negra, Lisboa.
CAYGILL, EDGAR, pseudónimo de ROUSSADO PINTO: A lei da morte, conto publicado no nº 10 do Edgar Caygill Magazine.
GALVÃO, JOSÉ: Um crime em Aley, romance. 1ª edição, Agência Portuguesa de Revistas, no nº 12 da colecção Negra, Lisboa.
GOULART, AMILCAR: O esqueleto dos dentes de ouro, romance. 1ª edição, Agência Portuguesa de Revistas, no nº 11 da colecção Negra, Lisboa.
HASKINS,DICK, pseudónimo de ANTÓNIO DE ANDRADE ALBUQUERQUE (Lisboa, 1929 - Lisboa 2018). Com vocação para a escrita que cedo se manifestou, a par da sua atracção pela medicina. Ganhou a primeira, assim enveredando pela carreira de escritor profissional de ficção policial. Nessa qualidade, tornou-se um dos autores portugueses mais populares, mais produtivos e mais traduzidos. O sono da morte, romance escrito em 1955. É a sua primeira obra, o seu primeiro caso no papel de Dick Haskins, repórter criminologista do Times, ao qual deu o título referido, talvez, em homenagem a Raymond Chandler e ao também primeiro romance deste, The big sleep, o sono do qual não é possível regressar. A morte é a do milionário Gustav Morgan, aparentemente assassinado pela sua sobrinha Hilda Morgan, segundo os indícios obtidos, confirmados pelo posterior suicídio da jovem, e da carta que deixa confessando a culpa. Mas terá sido mesmo Hilda quem matou o tio? Haskins deslinda as dúvidas que entretanto se levantam, num final inesperado. 1ª edição, Empresa Nacional de Publicidade, nº 38 da colecção As Maiores Aventuras Policiais, Lisboa. A 7ª sombra, romance que poderá, talvez, ter sido inspirado no, Ten little nigeers, de Agatha Christie. O banqueiro e multimilionário Paul Rosenthal, avarento, desumano, brutal, sem carácter, vitimado por uma hemorragia cerebral, preso a uma cadeira de rodas, para se dirimir, aparentemente, das suas vilezas, convida sete dos seus maiores inimigos, vitimas das suas acções passadas, para uns dias de férias no seu rancho. Preocupado com o que possa vir a acontecer, o genro do banqueiro convida, por sua vez, o seu conhecido Dick Haskins a estar presente. Neste caso, diferentemente, quem morre é o hospedeiro e Dick Haskins tem um trabalho bem árduo para descobrir o assassino. Porta para o inferno, romance que, ao contrário dos anteriores, Haskins relata, mas não protagoniza. A história situa-se em New York, cidade à qual o detective Townsend se deslocs, para desvendar o passado, descobrir quem, há alguns anos, assassinou aquela mulher inglesa. 1ªs edições, Ática, nºs 1 e 2 da colecção Enigma, Lisboa.0
MIGUÉIS, JOSÉ RODRIGUES: Uma aventura inquietante, romance. Versão em livro do folhetim publicado com o pseudónimo, Van Der Bosh, no semanário O Diabo, entre 1934 e 1936, 1ª edição, Iniciativas Editoriais, Lisboa.
MORGADO, ALVES (1901 - 1980), A espada de Dâmocles e outras histórias. livro de contos. 1ª edição, Sociedade de expansão cultural, Lisboa.
NOLAND, NOEL, pseudónimo de FERNANDO ALBERTO PIMENTEL: Os sete de Old City, romance. !ª edição, Agência Portuguesa de Revistas, nº 10 da colecção Negra, Lisboa.
RANDALL, RUSSEL, pseudónimo de C ARLOS SARDINHA: A grande ameça, romance. 1ª edição, Agência Portuguesa de Revistas, nº15 da colecção Negra, Lisboa.
SAGUNTO, PEDRO de, pseudónimo de PEDRO ALVES de CARVALHO: Matar ou morrer, e, A cimitarra de bronze, romance. 1ªs edições, Agência Portuguesa de Revistas, nºs 9 e 17 da colecção Negra, Lisboa.
STRONG-ROSS W., pseudónimo de FRANCISCO V.B. de RAJANTO de ALMEIDA e AZEVEDO: Aquela casa amarela. romance. 1ª edição, Coimbra Editora, Coimbra.
WITTMAM, LEONARD, pseudónimo de JOSUÉ AUGUSTO da SILVA: A morte de um jornalista, romance. 1ª edição, Agência Portugueza de Revistas,nº 16 da colecção Negra, Lisboa.
NESSE ANO: Publicação do 1º número da colecção policial de bolso Enigma, da Livraria Ática. Publicação do romance Seara de vento de Manuel da Fonseca. Publicação do romance Quando os lobos uivam de Aquilino Ribeiro. Publicação do livro Na cova dos leões:Fátima, cartas ao cardeal Cerejeira, de Tomás da Fonseca. Campanha do general Humberto Delgado nas eleições à Presidência da República. Carta aberta a Salazar de D. António, bispo do Porto. Revisão constitucional tornando indirecta a eleição do Presidente da República.
1959
ALMIRO, FERNANDO, pseudónimo de autor desconhecido: Um detective no banco dos réus, romance. 1ª edição, Agência Portuguesa das Revistas, nº 19 da colecção Negra, Lisboa.
HASKINS, DICK, pseudónimo de ANTÓNIO de ANDRADE ALBUQUERQUE: O isqueiro de oiro, . É um isqueiro de oiro, especial, marca Ronson, que tem gravadas as iniciais C.H.F., e que está na posse de Dick Haskins, criminologista do Times. Foi-lhe entregue por uma jovem chamada Christina Humphreys Freedman, mas as iniciais do isqueiro não são dela, mas do namorado, o agente do FFBI, Charles Henderson Faloain, desaparecido. O isqueiro possui uma mensagem contida na sua própria descrição, uma charada cuja quase impossível decifração vulga o nome do chefe de uma organização criminosa, de contrabando de drogas e de joias, responsável pela eliminação do agente Charles, e, posteriormente, da sua irmã e da namorada. Um intrincado quebra-cabeças para Dick Haskins. A minha missão é matar. 1944, a invasão da Europa pelas forças aliadas está iminente e todas as informações sobre o inimigo são necessárias. O Intelligence Services recruta Dick Haskins para uma missão de espionagem em Lisboa, dado o seu currículo e o facto de ser um anglo-português com dupla nacionalidade. Ele terá de matar o agente inimigo conhecido por M, que ninguém sabe quem é, e descobrir se lá se encontra um grupo de cientistas a trabalhar, a soldo dos alemães, na fórmula de uma bomba com um alto poder de destruição. 1ªs edições, Ática, nºs 6 e 12 da colecção Enigma, Lisboa.
SANTARENO, BERNARDO. pseudónimo de ANTÓNIO MARTINHO do ROSÁRIO (Santarém, 1924 - Lisboa, 198o), médico, escritor, dramaturgo: O crime de Aldeia Velha (peça em três actos, publicada pela primeira, vez em 1957, em edição do autor). 2ª edição, Ática, Lisboa.
STRONG,ROSS: pseudónimo de FRANCISCO V.B. de RAJANTO de ALMEIDA e AZEVEDO: A ciência do monstro, Os crimes da carne, O subconsciente viu os crimes, romances. 1ªs edições, Coimbra Editora, nºs 1,2,3 da colecção Criminalidade, Coimbra.
WINTER, PETER, pseudónimo de AUGUSTO ALCÂNTARA: A loira morreu assassinada, romance. 1ª edição, Agência Portuguesa de Revistas, nº 1 da colecção Lince, Lisboa.
WITTMAN, LEONARD, pseudónimo de JOSUÉ AUGUSTO da: Crime perfeito, romance. 1ª edição, Agência Portuguesa de Revistas, nº 18 da colecção Negra, Lisboa.
NESSE ANO: Publicação do romance, A cidade das flores, de Augusto Abelaira. Publicação do romance, Um homem sorri à morte - com meia cara, de José Rodrigues Miguéis. Publicação do livro de contos, Tanta gente Mariana, de Maria Judite de Carvalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário