1970
CAPULETO, FLÁVIO, pseudónio de FLÁVIO LUÍS de JESUS COSTA (S. Roque, Oliveira de Azeméis - 1942 - ?), escritor: O caso da rapariga assassinada, romance. 1ª edição, do autor.
HASKINS, DICK, pseudónimo de ANTÓNIO de ANDRADE ALBUQUERQUE: Psíquico, romance. 1ª edição, Dêagá, nº 140 da colecção Enigma, Lisboa. A porta fechada, conto publicado no nº 12 da Antologia Policial Dick Haskins, Dêagá Ed., Lisboa.
MELIM, EF: A arma de Selavinsky, conto publicado no nº 12 da Antologia Policial Dick Haskins, Dêagá Ed., Lisboa.
NEVES, RUI: A terceira vítima, conto publicado no nº 12 da Antologia Policial Dick Haskins, Dêagá Ed., Lisboa.
STRONG-ROSS W., pseudónimo de FRANCISCO V.B. de RAJANTO de ALMEIDA e AZEVEDO: Fantasmas no espelho, romance. 1ª edição, Coimbra Ed, nº 15 da colecção Criminalidade, Coimbra.
NESSE ANO: Morte de Salazar.
1971
CAYGILL, EDGAR: pseudónimo de ROUSSADO PINTO: Amor com um cadáver às costas, romance. 1ª edição, Portugal Press, nº 3 da colecção Edgar Caygill, Lisboa.
HASKINS, DICK: pseudónimo de ANTÓNIO de ANDRADE ALBUQUERQUE: Labirinto, romance. 1ª edição, Dêagá, nº 1 da colecção Enigma, Liboa.
1972
NESSE ANO. Publicação do rpmance, Terra trazida, de Manuel da Fonseca. Publicação do romance, A pata do pássaro desenhou uma nova paisagem, de Manuel de Lima. Assassinato, pela PIDE, do estudante José António Ribeiro dos Santos, no Instituto Superior de Economia.
1973
HASKINS, DICK: Pseudónimo de ANTÓNIO de ANDRADE ALBUQUERQUE: Estado de choque, romance cuja primeira edição, de 1965, saiu com o título, Suspense. 2ª edição, Dêagá, nº 2 da colecção Obras Escolhidas, Lisboa.
PYNN, ROSS, pseudónimo de ROUSSADO PINTO: El Lommo, o duro, conto do nº 1 do Ross Pynn Magazine, de Abril/Maio, Lisboa.
NESSE ANO: Publicação do primeiro número de semanário Expresso, dia 6 de janeiro. Publicação do romance, O clube dos antropófagos, Manuel Lima. Publicação do livro, Contos do Gin-Tónico, de Mário Henrique-Leiria. Fundação do Partido Socialista Português, 19 de abril.
1974
FERREIRA, REINALDO: Táxi nº 9297, romance. Reediçºao do texto que começou por ser um folhetim publicado no jornal, O Primeiro de Janeiro, em 1926, e que depois Artur Vaaratojo, o editou em livro, no mesmo ano. Houve outras reedições, mas esta destaca-se devido aos vários prefácios que contém, de Natália Correia, Ferreira de Castro, Guedes de Amorim, António Lopes Ribeiro e Mário Domingues. Edição da Editora Arcádia, Lisboa.
NESSE ANO: Publicação d o livro, Um escritor confessa-se, de Aquilino Ribeiro. Publicação do livro, Portugal amordaçado, Mário Soares. Publicação do livro, Portugal e o futuro, de António Spínola. No dia 25 de Abril, o Movimento das Forças Armadas (MFA) derruba o regime ditatorial, destituindo o Presidente da República e o Governo, e dissolvendo a Assembleia Nacional. Formação da Junta de Salvação Nacional, que a 15 de Maio nomeia o general Spínola, Presidente da República, seguindo-se a tomada de posse do I Governo Provisório com o coronel Vasco Gonçalves como Primeiro Ministro. No dia 30 de Setembro o general Spínola demite-se e é substituído pelo general Costa Gomes.
Sem comentários:
Enviar um comentário