4 de junho de 2008

Uma sugestão de leitura

É apenas isso, uma sugestão para a leitura deste livro: "A Era da Falibilidade. Consequências da guerra contra o terrorismo", da autoria de George Soros. Publicado nos EUA, em 2006, foi editado já este ano, no nosso país, pela Almedina, de Coimbra.
George Soros, cidadão americano, judeu nascido na Hungria, que aos 18 anos (tem agora 77 anos) escapou do seu país natal, depois de ter conhecido o terror nazi, primeiro, depois o poder soviético, é, actualmente, presidente da Soros Fund Management, e responsável por uma rede global de fundações, sem fins lucrativos, dedicados, onde quer que se localizem e funcionem, ao apoio à cultura, à ciência, à educação, ao desenvolvimento, que pugnaram e pugnam por sociedades abertas.
Dividido em duas partes, o livro tem uma primeira de leitura exigente e concentrada, em que analisa, com argumentação abstracta e filosófica, a relação entre o pensamento e a realidade, a atitude da humanidade para com a realidade. Na segunda parte aborda alguns dos mais prementes problemas mundiais da actualidade, o terror, o terrorismo e a guerra contra este, a crise energética global, a proliferação nuclear, e procura dar resposta a duas questões, bem pertinentes, que se entrelaçam: "O que está errado com a América ?" e "O que está errado com a Ordem Mundial ?"
Acreditem que o livro merece ser lido, pensado e discutido. A quem se convencer a dar esse passo, boa leitura.

Sem comentários: