19 de setembro de 2017

CONCHAS

Já lembrei, a minha colecção de conchas marinhas, em Biblioteca (5), quando revelei os livros arrumados na Despensa: os de Gastronomia e os de apoio à dita colecção. Volto a ela, para reafirmar que a considero excelente, o trabalho e o esforço, o prazer e o gosto que tive em procurar, encontrar, reunir, adquirir, alinhar, criar, limpar, classificar, arrumar, as conchas, naturalmente, não me permite ser modesto, e para apresentar o catálogo que ela, a colecção, indubitavelmente merece, não no seu todo, dada a sua extensão, apenas o texto de apresentação, o registo classificativo de uma concha, de cada uma das classes, além do anexo referente a outros despojos do mar. 


                                                      CATÁLOGO DA COLECÇÃO
                                                                                            DE
                                                     CONCHAS MARINHAS E DESPOJOS DO MAR                                                                                                             
                                                                 APRESENTAÇÃO
As conchas marinhas, objecto da colecção que este catálogo apresenta, são as carapaças calcárias que envolvem e protegem os moluscos, animais moles, invertebrados, habitantes constantes, sempre presentes, de quase todos os oceanos, mares, lagos, do nosso planeta, que pertencem ao grupo zoológico dos Metazoários.
Compostas, principalmente, por carbonato de cálcio e de uma substância proteica chamada «conquiolina», as conchas marinhas são manufacturadas pelo próprio molusco, tornando-se, por assim dizer, o seu esqueleto externo.
            Os moluscos, cujos corpos são constituídos originariamente por cabeça, com os órgãos dos sentidos,  pé, com função motora, saco visceral, que envolve as vísceras: coração, estômago, intestino, rins, fígado, órgãos sexuais, e manto ou pálio, prega cutânea dorsal que segrega as conchas, dividem-se em cinco classes principais: Gastrópoda, Biválvia, Cefalópoda  Escafópoda e Poliplacófora.
            A classe Gastrópoda, dos gastrópodes, a mais importante e numerosa, possui mais de 100 000 espécies conhecidas. Os gastrópodes têm concha de uma só peça, em geral espiralada, que pode ter a forma de barril, de capacete, de clava, de cone, de fuso, de orelha, de ovo, de pera, de saca-rolhas, ou uma forma irregular.
            A classe Biválvia, dos bivalves, a segunda mais importante e numerosa, possui perto de 20 000 espécies conhecidas. Como o próprio nome indica, os bivalves possuem uma concha de duas peças, as valvas, que podem ou não ser iguais, unidas por um ligamento, a charneira, e pode ter a forma de barco, de coração, de disco, de leque, de pá, de triângulo, ou uma forma irregular.
            A classe Cefalópoda, dos cefalópodes, na qual se incluem polvos, chocos e lulas, possui entre 600 a 700 espécies conhecidas, muitas das quais não possuem concha ou têm-na interna. Só a família dos Nautilos possui uma cocha externa em forma de capacete.
            A classe Escafópoda, dos escafópodes, possui entre 500 a 600 espécies conhecidas. A concha destes moluscos, de uma só peça, é tubular, aberta nos dois topos, fazendo lembrar um dente de elefante.
            A classe Poliplacófora, dos poliplacóforos ou quítones, possui cerca de 800 espécies conhecidas, todas em forma de carapaça articulada. A concha é normalmente constituída por oito placas calcáreas unidas por um tecido carnudo que as circunda.
            Dezasseis, têm sido geralmente aceites, as áreas ou regiões geográficas onde habitam e se distribuem os moluscos . Elas são, por ordem alfabética do nome que se lhes atribui, que em regra deriva do sítio em que se localizam, as seguintes:
Aleutiana; Ártica; Australiana; Boreal; Californiana; Caraíbiana; Indo-Pacífica; Japonesa; Magalânica; Mediterrânica; Oeste-Africana; Panamiana; Patagoniana; Peruana; Sul-Africana e Transatlântica. As duas primeiras, por vezes reunidas, dando azo à chamada zona do Círculo Polar; a Boreal, abrangendo o nordeste da América do Norte, o sul da Islândia e o nordeste da Europa; a Magalânica, englobando sul do Chile, Terra do Fogo, Antártida e as Falkland; a Transatlântica, apanhando a costa ocidental da América do Norte, do cabo Cod à Flórida.
            Mais recentemente, surgiu um esquema geográfico alternativo com vinte zonas, que subdivide algumas zonas do esquema anterior. Procurando seguir a mesma ordem, verifica-se que: a Ártica mantém-se; a Aleutina e a Boreal dão lugar à Atlântica Norte Boreal e à Pacifica Norte Boreal; a Australiana, subdivide-se nela e na Neo-Zelandesa; a Californiana subdivide-se nela e na Oregoniana; a Caraíbiana subdivide-se nela e na Argentina; a Indo-Pacífica e a Japonesa mantêm-se; a Magalânica, engloba a Patagoniana e perde a Antártida; a Mediterrânica, subdivide-se nela e na Céltica; as Oeste-Africana, Panamiana, Peruana e Sul-Africana, mantêm-se; a Transatlântica é substituída pela Virginiana/Caroliniana.
            Na distribuição geográfica das conchas desta colecção, optou-se pela primeira versão apresentada.

                                                        Gastrópodes

Lapa Real

Sub-classe…..  :Prosobranchia             3 exemplares de       Autor: Linneu 1758

Ordem ……… :Archaeogastrópoda     7,  7,4  e  7,6 cms    Distribuição: Zona Mediterrânica

Sub-ordem… ..:Vetigastrópoda                                            Local: Galiza, Espanha

Super-família... :Pleurotomarioidea                                                   

Família……….: Haliotidae                                  

Género/Espécie: Haliotis tuberculata 
                                                      
                                                                        Bivalves 
Pia Gigante
Sub-classe.......:  Heterodonta               1 exemplar de           Autor:  Roding 1798 
Ordem............ :  Veneroida                   21 cms                     Distribuição: Zona Indo-Pacífica
Super-familia....:  Tridacnoidea                                              Local: Mar Vermelho, Sudão
Família.............:  Tridacnidae                                                                      
Género/Espécie: Tridacna (Chametrachea) maxima

                                                                      Cefalópodes
Náutilo com Câmaras  
Sub-classe.......: Nautiloida                   1 exemplar de           Autor:  Linneu 1758
Ordem.............: Nautilida                     13 cms                     Distribuição: Zona Indo-Pacífica
Super-família....: Nautiloidea                                                 Local: (?)
Família.............: Nautilidae

Género/Espécie: Nautilus pompilius
 

                                                                      Escafópodes
Dente de Elefante                               1 exemplar de           Autor:  Linneu 1758

Ordem............ : Dentaliida                   4,1 cms                     Distribuição: Zona Boreal e
Família.............: Dentaliidae                                                                                 Mediterrânea   
Género/Espécie: Dentalium entalis                                       Local: Portugal (?)

                                                                      Poliplacóforos
Quítone Ruivo                                     1 exemplar de            Autor:  Spengler 1797

Ordem.............: Neorolicata                 3,3 cms                     Distribuição: Zona Mediterrânica
Sub-ordem.......: Ischnochitonina                                           Local: Portugal (?) 
Super-família....: Ischnochitonidea
Família.............: Ischnochitonidae
Sub-família.......: Chaetopleurinae
Género/Espécie: Chaetopleura angulata 

                                                                    Despojos do Mar 


CÁPSULA DE OVO DE RAIA. A raia é um peixe elasmobrânquio, da classe dos CONDRÍCTIOS, de esqueleto cartilagíneo e corpo achatado, com fendas branquiais ventrais. A cápsula, de forma rectangular, é verde acastanhada, translúcida, deixando ver o embrião em desenvolvimento. Em cada canto da cápsula há um perlongamento, uma espécie de espigão, que serve para a fixar.

1 cápsula de ovo de raia, de 4,5 cm, encontrada na praia da Falésia em Vilamoura.



CARAPAÇA DE CARANGUEJO. O caranguejo é um  animal marinho, da família dos crustáceos, com o corpo protegido por uma carapaça, cinco pares de patas locomotoras, olhos pedunculados e duas antenas.

1 carapaça de caranguejo (portumnus latipes Pennant), encontrado na praia da Falésia em Vilamoura



CARAPAÇA DE CRACA ou CIRRÍPEDE. A craca é um crustáceo da família dos balanídeos, classe CIRRIPEDIA, que vive no interior de uma carapaça formada por placas calcárias que se fecham ao ar livre, mas que debaixo de água se abrem, permitindo ao animal a saída dos seus apêndices:

8 carapaças de cracas, uma isolada e dois grupos: um com 3 e outro com 4.



CARAPAÇA DE OURIÇO. O ouriço é um animal marinho de corpo esférico ou achatado, com a carapaça que o envolve coberta de espinhos móveis articulados, da classe EQUINOIDEA, designado equinoderme ou equinóide, a que pertencem os ouriços-do-mar e as bolachas-do-mar ou bolachas-da-praia:

1 carapaça de ouriço-da-praia de 6,5 cm (arbacia lixula Linneu), apanhada na praia de Albufeira; 1 carapaça de ouriço-da-praia de 6,3 cm (brissus unicolor Klein), 2 carapaças de ouriços-da-praia de 3,6 e 4,3 cm (echinocardium cordatum Pennant), 3 carapaças de ouriços-praia de 3,5, 4,8 e 5,8 cm  (psammeechinus miliaris Gmelin), encontradas na praia da Falésia em Vilamoura; 1 carapaça de bolacha-da-praia de 7,5 cm, da Florida, EUA.  



CAVALO MARINHO: espécie de peixe que nada na posição vertical, tem o corpo coberto de placas em anel e barbatanas dorsais com espinhos e pertence à classe OSTEICHTHYES, família Syngnathidae:

1 cavalo-marinho (hippopuscampos), com 7 cm.



ESTRELA-DO-MAR: animal marinho, de corpo achatado, liso, granuloso ou com espinhos, com cinco braços, em forma de estrela, da classe ASTEROIDEA:             

4 estrelas-do-mar.



OFIÚRO: animal marinho, invertebrado, cujo corpo é formado por um disco central e cinco braços cilíndricos, flexíveis, serpentiformes, da classe OFIUROIDEA:                   
4 ofiúros (ophiura albida), encontrados na praia da Falésia em Vilamoura.



OSSO DE CHOCO. O choco, animal marinho, é um molusco cefalópede, também chamado siba (sepia officinalis Linneu), cujo esqueleto interno é o chamado osso de choco que depois da morte do animal, flutua e dá à costa:

2 ossos de choco, de 11 cm, encontrados na praia da Falésia em Vilamoura.



 
                                                                                      




1 comentário:

Miss Lady disse...

uma coleção única e espetacular!