DITADURA / ESTADO NOVO
1935
BORRACHO, HENRIQUE: A dama de luto, romance. 1ª edição, Casa Editora Nunes de Carvalho, Lisboa.
CACHAPUZ, PEDRO: O mistério do Campo Grande, romance (incompleto), publicado na revista, Estudantes de Portugal, de maio a setembro.
FERREIRA, REINALDO: Um romancista e um fantasma, um pequeno conto referido como uma das aventuras do repórter Kiá, publicado no nº 16 do semanário X, de 14 de março, que com ele dá início à colecção, Novelas Misteriosas. A mosca de ouro e A mosca de prata, contos publicados no semanário X, de abril e maio, na colecção, Novelas Misteriosas. O homem que mudou de cor, peça adaptada do conto, Preto e Branco, estreada em 12 de julho. A regra de X em vermelho, uma novela policial, apresentada como a última reportagem do repórter Kiá, publicada no nº 67 do semanário O Diabo, do dia 6 de outubro. Agulha, o ardina detective (o segredo da boneca de corda), primeiro e único capítulo do folhetim publicado no, Tic-Tac, de 11 de agosto a 15 de dezembro.
GERMAIN, VICTOR, pseudónimo de A. Victor Machado: Noivas de leões, e. O terror das montanhas, romances. 1ªs edições, Henrique Torres, Lisboa.
GRAÇA, ANTÓNIO PINTO QUARTIN: A lenda e o processo do estranho caso de Pauling, novela policial incluída no livro, Três mulheres, da escritora Maria Archer, publicado em Luanda.
SERAVAT, ARMANDO de: A dactilógrafa desaparecida conto publicado na revista, Eco Ilustrado, de 12 de outubro.
STWART, ANDRÉ, O bandido amarelo: o mistério da casa verde, romance. 1ª edição, Casa Editora Nunes de Carvalho, Lisboa.
NESSE ANO: Publicado em maio, com o nº 23, o último semanário X, dirigido por Reinaldo Ferreira. Publicação do romance, Terra fria, de Ferreira de Castro. Falecimento de Fernando Pessoa, em 20 de setembro, e de Reinaldo Ferreira, em 4 de outubro. Expulsão, do ensino superior, de 33 professores oposicionistas.
1936
BOSH, VAN DER, pseudónimo de José Rodrigues Miguéis: Uma aventura inquietante, segunda parte, em quatro fascículos, do folhetim publicado no jornal, O Diabo, a 7,14,21 junho e 12 julho.
GERMAIN, VICTOR: O capitão fantasma, A desaparecida, Salto mortal, O segredo dum túmulo, romances. 1ªs edições, Henrique Torres Editor, Lisboa.
JOELSON, W., pseudónimo de MÁRIO DOMINGUES, O rapto de Miss Damby, romance. 1ª edição, Agêcia Editorial Brasileira, nº 1 da colecção Savil, Lisboa.
STWART, ANDRÉ: O bandido amarelo, um fantasma do mar, romance. 1ª edição, Casa Editora Nunes de Carvalho, Lisboa.
NESSE ANO: Criação do Campo de concentração do Tarrafal; Instituição da Mocidade Portuguesa e criação da Legião Portuguesa; Início da guerra civil de Espanha.
1937
BIRCH, THOMASDE : O brinquedo trágico. BLACK, JAMES: O homem réptil, e, O suicídio é inevitável. CRISWELL, FRED:O salteador de mulheres. JACKSON, HENRY: O polícia demónio e Quem paga o cheque. JOELSON, W.: Os forçados da ilha sem nome. MACKAY, NELSON:O colar da felicidade e O crime da louca, WATERMAN, JOE: O contrabando de mulheres, romances com o pseudónimos de MÁRIO DOMINGUES. 1ªs edições, Agência Editorial Brasileira nºs 1,2,3,4,5,6,7,8,9 da colecção Detective, Lisboa
COELHO, ADOLFO: Espiões sob a máscara da paz, romance documentário, 1ª edição, Clássica Editora, Lisboa.
GERMAIN, VICTOR: A carta vermelha, A estalagem das trevas, Os filhos da montanha, Noite sangrenta, romances. 1ªs edições, Henriques Torres Editor, Lisboa.
THURSTON, WALLACE B., pseudónimo de JOÃO de SOUSA FONSECA. Os olhos do jaguar e outros contos, livro de contos. 1ª edição, Editorial Enciclopédia,, Lisboa.
NESSE ANO: Publicação da autobiografia, A criação do mundo, de MiguelTorga.
1938
BIRCH, THOMAS: Na cadeira eléctrica, BLACK, JAMES: O segredo da Índia, CRISWELL, FRED: A vingança do legionário, DURAND, MARCEL: O degredado da Guiana, JOELSON, W.: Um crime nas ruas de Nova York, romances com pseudónimos de MÁRIO DOMINGUES. 1ªs edições, Agência Editorial Brasileira, nºs 11,12,13 da colecção, Detective, e nº 3 da colecção, Savil, Lisboa.
DOMINGUES, MÁRIO: O crime de Sintra, romance cujo título talvez tenha sido escolhido em homenagem ao, Mistério da estrada de Sintra, de Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão, sendo o único romance policial que o autor assinou com o seu nome, ele que terá escrito sete ou oito dezenas eles, mas sempre sob pseudónimos ingleses. Nuns terrenos baldios de Sintra, uma pastora encontra o cadáver de um homem sem qualquer identificação. Suicídio ou crime? O director-adjunto, dr. Américo Campos e o chefe, Cardoso da Polícia de Criminal, cedo se inclinam para crime e acabam por descobrir que a vítima é em empregado bancário que tem uma amante, uma família, mãe e irmã, com quem não se dá, e um irmão desaparecido, e ainda um ex-amigo que namora a irmã. Falta saber quem o matou e porquê. Os suspeitos são poucos, e com pertinácia e alguma sorte da polícia, a verdade vem ao de cima, sem grandes sobressaltos, embora com algumas surpresas. 1ª edição, Agência Editorial Brasileira, nº 14 da colecção Detective, Lisboa.
GASPAR, JOSÉ da NATIVIDADE (1904 - ?), Torre de lenda, romance. 1ª edição, sem menção de editor, nº 1 da colecção Enigma.
GERMAIN, VICTOR, pseudónimo de A. VICTOR MACHADO: Um drama no bosque, Rapto audacioso, A sombra maldita, romances. 1ªs edições, Henriques Torres Ed., Lisboa
1939
AMORIM, GUEDES de: Aldeia das águias, romance. 1ª edição, Minerva, Lisboa
FIGUEIREDO, MARIA de (1910 - 1971): O crime dos Poiais de S. Bento, romance. 1ª edição, Educação Nacional, Porto
JOELSON, W., pseudónimo de Mário Domingues: O tenebroso mistério do bairro chinês, e, A mulher jogada aos dados, romances. 1ªs edições, Agência Editorial Brasileira, nºs 4 e 5 da colecção Savil, Lisboa
REPÓRTER 13, paeudónimo de RIBEIRO dos SANTO: O homem que tinha medo de morrer, romance. 1ªdição, Adérito Parente, Porto.
NESSE ANO: Fim da guerra civil de Espanha com a vitória das forças golpistas do general Franco. Pacto de não agressão entre Portugal e o novo regime espanhol. No dia 1 de Setembro a França e a Inglaterra declaram guerra à Alemanha, depois desta ter invadido a Polónia, dando início à II Grande Guerra Mundial. No dia 2 de Setembro Portugal declara-se neutral,
1940
1 comentário:
Já a escreveste, apenas não está publicada. O que é lamentável.
Enviar um comentário