6 de julho de 2007

Anjo Negro Anjo Branco, de António Quadros
Livro de contos: (O Vestido Cor de Terra; A Alma da Casa; A Rosa Mística; Virgem da Montanha; O Pesadelo; O Segredo; O Labirinto ou o Fim da Saudade; As Metamorfoses).
v. 1ª edição s/d (1960), Portugália Editora, Lisboa,

Andanças do Demónio, de Jorge de Sena
Livro de contos de instigação demoníaca: (Razão de o Pai Natal Ter Barbas Brancas; História do Peixe-Pato; Mar de Pedras; O Combóio das Onze; A Janela da Esquina; A Comemoração; Duas Medalhas Imperiais, com Atlântico; A Campanha da Rússia). Destaque para o fantasmagórico Peixe-Pato, o toque surrealista de O Combóio das Onze, a transcendência narrativa do Mar de Pedras.
v. 1ª edição, 1960, Edições 70, Lisboa.
v. Antigas e Novas Andanças do Demónio, 1ª edição, 1978, Edições 70, Lisboa.

O Nariz de Cleópatra, de Augusto Abelaira
Comédia teatral em três actos. Uma nave do século XXIII, com velocidade superior à da luz, empreende uma viagem temporal, ao passado, concretamente, ao século XI a.C., com o propósito de alterar o desfecho da Guerra de Tróia e assim mudar o rumo da História. Personagens míticas e acções dignas da ficção científica, numa farsa satírica apontada à sociedade capitalista e aos seus dirigentes.
v. 1ª edição s/d (1961), Livraria Bertrand, Lisboa.

Novelas Eróticas, de Manuel Teixeira-Gomes
Livro de contos: (Deus ex-machina; A Cigana; Margareta; Cordélia; ? ; O Sítio da Mulher Morta). Histórias dominadas pelo erótico, como o revela o título, mas onde estão presentes em muitas das cenas descritas, o fantástico, o estranho, o sobrenatural, o onírico.
v. 1ª edição, 1961, Portugália Editora, Lisboa.

O Cágado, de José de Almada Negreiros
Republicação do conto “O Kágado”, de 1921, com a substituição da letra K, no Almanaque, de Lisboa, de Março/Abril de 1961.
v. Antologia do Conto Fantástico Português, 1ª e 2ª edições, 1967 e 1974, Edições Afrodite, Lisboa.

O Fogo Sagrado, de Manuel Seabra
Romance.
v. 1ª edição, 1961, Dédalo, colecção Dédalo, Damaia/Lisboa.

O Mensageiro do Espaço, de Luís de Mesquita
Romance.
v. 1ª edição, 1961, Edições Sampedro, Lisboa.

A Ameaça Cósmica, de Luís de Mesquita
Romance.
v. 1ª edição, 1962, Edições Sampedro, Lisboa.

Laika, Princesa do Espaço, de B.Guerra Conde Jr.
Romance.
v. 1ª edição, 1962, Livraria Figueirinhas, Porto.

Há Mais Mundos, de José Régio
Livro de contos: (Os Três Vingadores ou a Nova História de Roberto do Diabo; O Fundo Espelho; Conto de Natal; Os Paradoxos do Bem; Os Três Reinos; Os Alicerces da Realidade; As Historietas dum Coleccionador de Antiguidades; O Velho Sábio e o Jovem Príncipe; Os Namorados de Amândia; Nasceu o Menino; Marina e a Camélia;Uma Anedota de Gaiatos; O Caminho; A Porta e a Chave).
v. 1ª edição, 1962, Portugália Editora, Lisboa.

Laika, Hóspede de Vénus, de B. Guerra Conde Jr.
Romance.
v. 1ª edição, 1963, Livraria Figueirinhas, Porto.

Peregrinação, de Almeida Faria
Conto, escrito em 1963. Uma história de amor, real, mas não verdadeira, nem mesmo verosímil.
v. Antologia do Conto Fantástico Português, 1ª e 2ª edições, 1967 e 1974, Edições Afrodite, Lisboa

Os Cotovelos de Vénus, de Santos Fernando
Romance. História de antecipação servida com humor à custa da vaidade humana.
v. 1ª edição, 1963, Publicações Europa América, colecção Três Abelhas, nº 57, Lisboa.

A Astronave, de Armando Ventura Ferreira
Livro de poesia.
v. 1ª edição, 1963, Arcádia, Lisboa.

Aventuras de João Sem Medo, de José Gomes Ferreira
“Panfleto Mágico” em forma de romance, assim o designa o autor, que diz ser ele um “divertimento pícaro”, uma “saga de contestação mansa”, convidando “os leitores mais relapsos” a lê-lo “vencendo o preconceito de nele entrarem gigantes, fadas e bruxas”. O livro é de 1963, mas a primeira versão destas aventuras protagonizadas por esse tal João Sem Medo, “um pequeno burguês gabarola que se ilude de não parecer covarde”, saiu em folhetins no jornal juvenil, O Senhor Doutor, em 1933.
v. 1ª edição, 1963, Portugália Editora, Lisboa.

O Grande Cidadão, de Vergílio Martinho
Romance, de 1963, de cariz orwelliano. Uma “fábula trágica que assim ou doutra maneira funciona no mundo quando o homem é o lobo do homem, ou melhor, enquanto o homem explora outro homem. O Grande Cidadão será aqui o arquétipo desse lobo, desse explorador”.

Os Passos em Volta, de Herberto Helder
Um livro, de 1963, de 23 pequenos textos, insólitos, portadores de uma linguagem inovadora: (Estilo; Holanda; Sonhos; Polícia; O Grito; Os Comboios que vão para Antuérpia; Lugar Lugares; O Coelacanto; Escadas e Metafísica; Doenças de Pele; Descobrimento; Aquele que dá a Vida; Como se vai para Singapura; Teorema; Cães, Marinheiros; Equação; O Quarto; Vida e Obra de um Poeta; Duas Pessoas; Poeta Obscuro; Coisas Eléctricas na Escócia; Brandy; Trezentos e Sessenta Graus).

A Torre da Barbela, de Ruben A.
Romance de fantasia delirante onde convivem o fantástico, o maravilhoso, o surrealismo. É a história da família dos Barbela desde os tempos do nascimento da nacionalidade até à actualidade, com todos os seus membros, os mortos e os vivos, intemporalmente, a conviver.
v. 1ª edição, 1964, Livraria Portugal, Lisboa.

O Homem que morreu muitas vezes…, de W. Strong-Ross (pseudónimo de Francisco Valério de Rajanto de Almeida e Azevedo)
Romance.
v. 1ª edição, 1964, Cimo-Editorial, Lisboa.

A Fantástica Experiência, de W. Strong-Ross (pseudónimo de Francisco Valério de Rajanto de Almeida e Azevedo)
Romance.
v. 1ª edição, 1965, Cimo-Editorial, Lisboa.

Em Busca de Novos Mundos, de Oliveira de Fontemar
Romance. Na esteira do “Space Beagle” de A. E. Van Vogt, o relato da viagem aventurosa de uma tripulação terrestre para lá da nossa galáxia, em busca de novos mundos.
v. 1ª edição, 1965, do Autor, Lisboa.

O Clube dos Antropófagos, de Manuel de Lima
Peça de teatro, de 1965, cujo tema, a antropofagia, é pretexto para uma crítica violenta ao imperialismo. Um homem, Falcão, engorda a população de uma comunidade para depois a comer, acabando ele também por ser comido pelos seus “amigos” norte-americanos, Wolf, Shark e Octopus.

Nem tudo é História, de David Mourão-Ferreira
Conto publicado no “Diário de Notícias”, de 17/02/1966. Um sonho que se repete noite após noite e que termina sempre com a recordação de dois factos reais, históricos. Afinal, nem tudo é sonho.
v. Antologia do Conto Fantástico Português, 1ª e 2ª edições, 1967 e 1974, Edições Afrodite, Lisboa.

A Engomadeira, de José de Almada Negreiros
Republicação da novela de 1917, no livro Antologia de Vanguarda.
v. Edição s/d, (1966), Edições Afrodite, Montijo.

Histórias Que Eu Não Contei, de Lima Rodrigues
Livro de contos: (Ninguém acreditaria; A Morte Embrulhada).
v. 1ª edição, 1966, Edições de Bolso, Lisboa.

Imitação da Felicidade, de Urbano Tavares Rodrigues
Livro de contos, de 1966: (Imitação da Felicidade; Espírito; O Casamento; Testamento Quotidiano; Memória Amarga; Trânsito; A Samarra).

Novas Andanças do Demónio, de Jorge de Sena
Um novo livro de contos inspirados, uma vez mais, pelo demónio: (Kama e o Génio; A Noite que Fôra de Natal; O Grande Segredo; Super Flumina Babylonia; Conto Bravíssimo; Defesa e Justificação de Um Ex-Prisioneiro de Guerra; O Urso, a Pantufa, o Quadro e o Coronel; Os Amantes). Destaque para o miraculoso de, A Noite que fôra de Natal, e de, O Grande Segredo, e para o fantástico de, O Urso, a Pantufa, o Quadro e o Coronel. Quanto a Kama e o Génio, é “um divertimento sobre a transmigração das almas segundo o pensamento bramânico”. O livro inclui ainda uma novela, O Físico Prodigioso, cuja edição separada, como lhe era devido, só se vai verificar em 1977.
v.1ª edição, 1966, Edições 70, Lisboa
v. Antigas e Novas Andanças do Demónio, 1ª edição, 1978, Edições 70, Lisboa.

Terrestres e Estranhos (Coordenação e Notas de Robert Silverberg e Lima Rodrigues).
Livro de contos: (A Criatura, Dórdio Guimarães; A Nova Idade da Terra, Fernando Saldanha; Destruição, Hélia; Os Dois Marcianos, Lima Rodrigues; O Homem que quis viajar, Luís Campos; Fumos Siderais, Desintegração Cósmica e Sizígia, Manuela Montenegro; Barbo, Natália Correia).
v. 1ª edição, 1966, Galeria Panorama, Série Antologia-1, Lisboa.

Antologia do Conto Fantástico Português
Livro de contos: (A Dama Pé de Cabra, Alexandre Herculano; A Torre de Caim, Rebelo da Silva; O Esqueleto, Camilo Castelo Banco; Uma Récita do Roberto do Diabo, Júlio César Machado; A Igreja Profanada, Pinheiro Chagas; A Torre Derrocada, Osório de Vasconcelos; O Véu, Teófilo Braga; Os Canibais, Álvaro do Carvalhal; O Defunto, Eça de Queirós; Sede de Sangue, Teixeira Gomes; A Princesinha das Rosas, Fialho de Almeida; O Mistério da Árvore, Raúl Brandão; A Reencarnação Deliciosa, Aquilino Ribeiro; A Estranha Morte do Professor Antena, Mário de Sá-Carneiro; O Cágado, Almada Negreiros; O Senhor dos Navegantes, Ferreira de Castro; Regresso à Cúpulada Pena, Rodrigues Miguéis; O Caminho, José Régio; O Anjo, Branquinho da Fonseca; O Gavião, Tomaz de Figueiredo; Casa Mortuária, Domingos Monteiro; Ritinha, José de Lemos; O Aplaudido Dramaturgo Curado pelas Pílulas Pink, de Natália Correia; Trânsito, Urbano Tavares Rodrigues; A Maravilhosa História do Internamento, Carlos Wallenstein; Nem tudo é História, Mourão-Ferreira; A Viúva Ester, Barahona da Fonseca; O Homem das Batalhas, Dórdio Guimarães; No Restaurante, Ana Hatherly; O Elephans-Pinguin, de Maria Alberta Menères; Peregrinação, Almeida Faria).
v. 1ª edição, 1967, Edições Afrodite, Lisboa.

Crónicas do Tempo do Cavaleiro Charles e do seu Fiel Escudeiro Pompidouze, de Miguel Barbosa
Romance.
v. 1ª edição, 1968, Galeria Panorama, série Autores Portugueses-1, Lisboa.

A Madona, de Natália Correia
Romance.
v. 1ª edição, 1968, Editorial Presença, Lisboa

Os Amantes E Outros Contos, de David Mourão-Ferreira
Livro de contos: (Nem tudo é História; O Viúvo; A Boca; Amanhã Recomeçamos; Os Amantes).
v. 1ª edição, 1968, Livraria Bertrand, Lisboa.

Um Homem De Outro Mundo, de Reis Ventura
Romance. E eis que dos confins do espaço surge um ET que aterra em Luanda, é protegido pelas autoridades portuguesas da cobiça estrangeira, e decide defender na ONU a política colonial portuguesa. Quem diria?
v. 1ª edição, 1968, Editora Pax, Braga.

Os Idólatras, de Maria Judite de Carvalho
Livro de contos: (A Floresta em sua Casa; Os Idólatras; O Meu Pai era Milionário; Os Dias da Cor de Longe; O Ponto Móvel; Baía Triste; Casa de Repouso para Intelectuais e Artistas; As Mães Ignorantes; Estão Todos Lá Fora; O Robot; Gretchen; A Estranha Deformação Física; A Cidade do Êxito).
v. 1ª edição, 1969, Prelo, Lisboa.

A Morte da Terra, Alves Morgado
Romance. A revolta que ocorre contra a Terra que, despoticamente, colonizou todos os planetas do Sistema Solar, origina sua a destruição e vai permitir a propagação da verdadeira democracia, a partir de Júpiter.
v. 1ª edição, 1969, Sociedade de Expansão Cultural, Lisboa.

Canopus 98, de Carlos Moutinho
Livro de contos de sabor surrealista e poético: (Fénix; Recomeço; O Eremita; A Substituição; Ilogismos; O Fim da Odisseia; Primitivos; Penso, logo existo; Entes queridos; A Mensagem; Saudade; A Verdade dos Factos; O Tamanho Justo; O Fantoche).
v. 1ª edição, 1969, do Autor, Lisboa.

Histórias Fantasmagóricas, de Hugo Rocha
Livro de contos: (O Guarda-Vestidos de Porta de Espelho; A Mulher de Saia pela Cabeça; A Maldição do Almocreve; A Aposta; O Lobisomem; A Casa à Beira da Estrada; O Retrato do “Quimbanda”; A Noite de Walpurgis; O Cão da Quinta do Diabo; A Vingança do Ciclista; A Esfera de Cristal; O Hóspede do Hotel sem Hóspedes; A Costureira; Os Irmãos Gémeos; Francesca).
v. 1ª edição, 1969. Livraria Civilização, Lisboa.

Sem comentários: