6 de julho de 2007


MANUEL JOSÉ TRINDADE LOUREIRO



CRONOLOGIA DO
FANTÁSTICO, DA FICÇÃO
CIENTÍFICA, E GÉNEROS
AFINS, NA LITERATURA
PORTUGUESA



PRÓLOGO

O presente trabalho, como o próprio título revela, consiste numa relação cronológica de textos de ficção, de autores portugueses, que pelo seu conteúdo e/ou estrutura são, ou podem ser, considerados dos géneros fantástico, de ficção científica, ou afins a estes, como o estranho e o maravilhoso, duas vertentes do fantástico, o negro, também designado terror ou horror, o sobrenatural, companheiro dilecto do terror, e ainda o surrealismo e até o realismo fantástico.

O critério de escolha dos textos não foi rígido, pelo que é admissível que haja alguns que não se enquadrem, ou rigorosamente não pertençam a este vasto universo literário, e, por outro lado, a busca não foi tão exaustiva que se possa pôr de parte a hipótese, muito provável, de haver títulos injustamente ausentes. De certo que os há. Quanto aos comentários, que não cobrem todos os textos, não houve, aliás, acesso a alguns deles, são essencialmente informativos, tendo-se evitado, naturalmente, juízos de valor.

Os séculos XVII e XVIII foram deixados de fora devido à quase inexistência de textos que, pelas suas características e interesse, justificassem o seu recrutamento. As excepções, que sempre se encontram, são dois textos de inegável qualidade que não podiam deixar de ser considerados: História do Futuro, do Padre António Vieira, e Obras do Diabinho da Mão Furada, supostamente, de António José da Silva, o Judeu.

A narrativa sobre o Diabinho, também designado por Fradinho, tenha sido ou não o Judeu o seu autor, é um texto do século XVIII, assim está provado, mas que só foi divulgado no século seguinte, em 1861, o que permitiu repescá-lo, dada a sua temática e estrutura. Quanto à História do Futuro, que começou a ser escrita em 1649, e só foi publicada, postumamente, no século XVIII, uma vez em 1718 e outra em 1755, e várias no século XIX, considerou-se abusivo introduzir o discurso profético do Padre António Vieira no mundo literário desta cronologia.

Mesmo nos séculos XIX e XX, do universo dos nossos escritores, raros foram os que se dedicaram preferencialmente a tais géneros, embora, uma boa parte deles, incluindo alguns dos mais considerados, tenha revelado nos seus textos grande atracção pelo fantástico.

O que nos trará o século XXI?

1 comentário:

n.fonseca disse...

Olá. Depois de ver o esforço nesta cronologia, lembrei-me de perguntar ou sugerir uma visita à Bibliowiki de FC&F Português, um esforço online na mesma área, muito completo, da autoria de Jorge Candeias.
O Link é
http://bibliowiki.com.pt/

Adianto que é bom encontrar pessoas com interesses semelhantes numa área tão pouco tratada.

Cumprimentos