27 de março de 2021

Para a história da literatura policial portuguesa que um dia alguém há-de escrever - 2

No passado dia 17 de fevereiro inseri, aqui, no Manojas, a INTRODUÇÃO, do texto em título, texto que tenho mantido, ignorado e engavetado. Resolvi, agora, avançar e dar também a lume o primeiro capítulo dele. Ei-lo:   

DA MONARQUIA                                                                                                                                   No Portugal monárquico, a literatura policial, sem tradição, existiu, embora sem grande destaque ou qualidade. Os antecedentes foram as más traduções, quase sempre do francês, dos contos e romances góticos, e depois, influenciados por tais textos, o teatro de horror e a novelística negra. As primeiras obras, com características que faziam adivinhar a futura ficção policial, encontram-se à volta do início da segunda metade do século XIX. Exemplo disso são: os dramalhões, Os dois renegados e O homem da máscara negra, ambos de 1839, de Mendes Leal (1818-1886); os romances, Paulo, o montanhês, de 1853, e O génio do mal, de 1856/7, de Arnaldo Gama (1828-1865); Mistérios de Lisboa, de 1851, e A mão do finado, de 1853, de Alfredo Possolo Hogan (1830-1865); a peça teatral, O castigo da vingança, de 1862, e os contos, O punhal de Rosaura e Os três canibais, de 1866, A febre jogo, A vestal, Honra antiga e J. Moreno, de 1867, de Álvaro Carvalhal (1844-1868); e porque não, O esqueleto, de 1844, Anátema, de 1851, Mistérios de Lisboa, de 1853, e Livro negro do Padre Dinis, de 1855, de Camilo Castelo Branco (1825-1890); assim como, também, embora já algo afastado do perfil desse pequeno grupo, aquele que é considerado, com maior ou menor aceitação, o primeiro romance policial português:                                                                                                                                                                                                    O MISTÉRIO DA ESTRADA DE SINTRA, de                                                Ramalho Ortigão (Porto,1836-Lisboa,1915) e Eça de Queiroz (Póvoa do Varzim,1845-Lisboa,1900) 

Foi publicado em folhetim no jornal, Diário de Notícias, entre 24 de Julho e 27 de Setembro de 1870, tendo a sua divulgação sido feita através de cartas, supostamente relatando acontecimentos verídicos, enviadas, gradualmente, para a redacção do jornal, doze anónimas e uma décima terceira, a última, em que os seus autores se identificam e confessam, não há um só nome que não seja suposto, nem um só lugar que não seja hipotético.                                                                                                              Muito resumidamente, porque a saga é longa e tem ramificações, tudo começa com o rapto, ocorrido na estrada de Sintra, de um médico e do amigo que o acompanhava, por quatro encapuzados que os levam para uma casa desconhecida. Nesta casa encontra-se um homem inanimado, que os raptores sabem ser um oficial inglês, e o que eles pretendem é que o médico lhes confirme a sua morte. Entretanto são surpreendidos pela chegada de um jovem que, aparentemente, ia com o propósito de esconder o cadáver, pelo que se torna suspeito de ser o assassino. O jovem confessa a intenção e esclarece o mistério. A morte do oficial tinha sido acidental. Fora a condessa de W., prima de um dos raptores e amante do inglês, que, ciumenta, desconfiando que ele era casado e querendo vasculhar os seus papéis, tentara adormecê-lo com ópio, mas a dose fora excessiva. A condessa é chamada à casa onde estão os raptores, os raptados e o jovem, e confirma o sucedido. Acabam todos por acordar em enterrar o pobre oficial e manter tudo em segredo. A condessa recolhe-se a um convento.             Catorze anos mais tarde, com o romance já editado em livro, os seus autores, sem repudiarem o romance partilhado por ambos (“nenhum trabalhador deve parecer envergonhar-se do seu trabalho”), produto de uma mocidade saudavelmente indisciplinada e rebelde, reconhecem, sem pejo, que ele é execrável (“porque nele há um pouco de tudo quanto um romancista lhe não deveria pôr e quase tudo quanto um crítico lhe deveria tirar”). Mas sensíveis à simpatia que o público lhe tem demonstrado, só veem razões para saudar e autorizar a sua reedição.                                                                                      As extraordinárias peripécias, supostamente ocorridas à volta de Sintra, comoveram e assustaram quem durante aqueles dois meses avidamente leu o Diário de Notícias, e nelas acreditou. Mas, infelizmente, parece não terem motivado os nossos escritores para a literatura policial, pelo menos durante os trinta anos que faltavam para o fim do século, dada a escassez de obras que a representam. De tal penúria, destaque-se, no entanto, uma excepção: Francisco Leite Bastos (Lisboa, 1841-1886).        É de supor que a leitura de, O mistério da estrada de Sintra, minimamente incentivou o escritor para o género policial que cultivou, (que o não tenha lido, ou sequer conhecido, é impensável), ele, que na altura da publicação, tinha vinte e nove anos e era colaborador do Diário de Notícias.                 Francisco Leite Basto teve uma vida  (1571-1632), de quarenta e cinco anos, marcada por diversas extravagâncias, frenesins e empreendimentos mal geridos, que lhe dissiparam duas pequenas heranças, primeiro a do pai, depois a da mãe.                                                                                                Com alguns estudos, mas sem qualquer curso, a sua paixão era escrever e, assim, aos vinte e poucos anos, resolveu passar a viver da escrita. Daí resultou uma obra vasta, diversificada, de crónicas e contos em jornais e revistas: Crónicas das pequenas misérias, Contos da minha lavra, Primaveras de Cintra, Bernardices do século, Romances contemporâneos, Fantasias da mocidade; mas também romances: Sapatos de defunto e A calúnia; e peças de teatro, as comédias: Consequências de uma inicial, Malditas cartas, O número 13, e os dramas: As glórias do trabalho, os trapitos de Lisboa, Honras do pobre, Dois contos por dia, Abençoados infortúnios, O profeta, O anjo do lar, Os voluntários da morte, Lágrimas de redenção, A pena de morte.                                                                                                                          Mas Francisco Leite Bastos, se ainda hoje é recordado, é devido às suas obras de cariz policial. Por elas é considerado um dos precursores da literatura policial portuguesa. Registamo-las, ressalvando, desde já, que as quatro primeiras, na verdade, mais judiciárias que policiais, são a dramatização romanceada da vida de quatro personagens reais, dos seus crimes e das punições que sofreram.                        O crime do Corregedor: Gabriel Pereira de Castro (1571-1632), presbítero, desembargador e corregedor do crime, nesta última qualidade condenou à tortura e à morte Simão Lopes Solis, acusado de ter roubado objectos sagrados de Santa Engrácia, crime de que mais tarde se soube estar inocente. A vítima seria amante de uma freira por quem o corregedor se apaixonara, e teria sido esse facto que influiu na sentença cruel e injusta. A má consciência perturbou mentalmente os últimos anos de vida do corregedor.                                                                                                                                                      O crime de Mattos Lobo, de 1870: Mattos Lobo, seminarista, pertencente a uma família conservadora e miguelista, de mentalidade exacerbadamente romântica, apaixonou-se por uma sua tia por afinidade, mais velha, mas de grande beleza, francesa, viúva, e vivência liberal. Por não ser correspondido, louco de ciúmes, num desvario, matou a tia, as duas filhas dela, e a criada. Condenado à morte, foi executado por enforcamento, no Cais do Tejo, em Lisboa, no dia 16 de abril de 1842. Foi a última execução em Portugal, apesar da abolição só se ter verificado em 1867.                                                                          Os crimes de Diogo Alves, de 1877): Diogo Alves, galego, nascido em 1810, no bispado de Lugo, ainda rapaz, veio para Lisboa. Tendo trabalhado em várias casas de gente abastada, foi moço de cavalariça e trintanário, mas acabou por ser despedido por agressividade e mau comportamento. Analfabeto, desempregado e com má fama, enveredou pela ladroagem, pelo banditismo, tornando-se um facínora de maus instintos que assaltava as suas vítimas no Aqueduto das Águas Livres, local que escolheu para actuar, roubando-as e atirando-as depois do cimo do mesmo. Preso e condenado à pena de morte, foi executado em fevereiro de 1841.                                                                                                                  O incendiário da Patriarcal: Alexandre Franco Vicente, por três vezes, pegou fogo à Patriarcal, para esconder os roubos que nela praticava. A primeira, em 10 de maio de 1769, quando ela se situava na que é hoje a Praça do Príncipe Real, a segunda no dia 31 de outubro de 1771, fora ela para o convento de S. Bento, onde actualmente se situa a Assembleia da República, e a terceira, cerca de um ano depois, mudara-se a Patriarcal para S. Vicente de Fora. Suspeito, devido à missão de armador que tinha na igreja, fugiu, mas acabou por ser preso e condenado à morte, depois de ter confessado os crimes. Morreu na fogueira, no local do primeiro incêndio, em 1773.                                                                     As Tragédias de Lisboa, de 1878/9: Uma interminável e clamorosa saga, em quatro volumes, onde sobressai um personagem sinistro  em A corda do enforcado Wassily. Os títulos dos seus vários capítulos dão uma ideia da obra: O homem demónio, Os invisíveis de Lisboa, Proezas de Satan, Pacto do crime, Nas esferas douradas, O testamento do milionário, O clube das gravatas lavadas, O cadáver do Rio Seco, Proezas de Wassily, O segredo do Maçon, As memórias do finado, Glória do amor.              As Maravilhas do Homem Pardo de, 1876: Outra extensa saga, relatada em três volumes, verdadeiramente rocambolesca, pois dá continuação à última aventura de Rocambole, relatada em A corda o enforcado, último episódio do livro, Os dramas de Paris, de Ponson du Terrail. A obra foi publicada como se o autor fosse o escritor francês e Leite Bastos o responsável pela tradução.                  Para  de além de Leite Bastos, é ainda de mencionar: de Estevão Gonçalves de Castro Barreiros, a peça teatral Crime e Punição, de 1874; de Casimiro Tomás Chaves, Mistérios da Polícia Civil da Nova Companhia do Olho Vivo e dos Gatunos e ratoneiros de Lisboa, de 1879; de Fialho de Almeida (1857-1911), o conto O roubo, de 1881; de Maria Amália Vaz de Carvalho (1847-1921), sob o pseudónimo Valentina Lucena, Literatura criminal, de 1888; de Gervásio Lobato (1850-1895, os romances, Os invisíveis de Lisboa, de 1886/7, Os mistérios do Porto, de 1890, O grande circo, de 1893), e a peça teatral, Comissário da polícia; de Raul Brandão (1867-1930), a novela A morte do palhaço, de 1896; de Eduardo Barros Lobo (1857-1893), sob o pseudónimo de Beldemónio, o conto, O cadáver, de 1896; de João Chagas (1863-1925), O crime da sociedade, de 1897;  de Francisco Teixeira de Queirós (1849-1919), sob o pseudónimo de Bento Moreno, o conto, A vingança do morto; de Oliveira Mascarenhas (1847-1918), Crimes célebres e Contos e casos; de Eduardo Fernandes (1870-1945), Galeria de criminosos célebres em Portugal, de 1896/8, em três volumes; e ainda As memórias do chefe Jacob, uma série de entrevistas de Rocha Martins (1879-1952), ao próprio chefe Jacob, polícia conceituado, publicadas pela Ilustração Portuguesa, entre 15 de julho e 16 de Setembro de 1907, e Os mistérios da Parreirinha (Romance do Juízo de Instrução Criminal), de 1908, de Pedro Reinal.                              Em fevereiro de 1908, deu-se o regicídio, o rei D. Carlos e o seu primogénito, o príncipe Luís-Filipe, são assassinados, pelo que subiu ao trono D. Manuel, filho mais novo de D. Carlos, que viria a ser o último rei de Portugal.

 

 

    

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           


1 comentário:

Álvaro de Sousa Holstein disse...

Espero que este seja o segundo de muitos sobre o tema e claro que continuo sedento de mais sobre a FC, Fantasia, Fantástico, Terror e e Horror.