28 de agosto de 2017

TRADUÇÕES (1)

Espionagem e Contra-Espionagem numa Guerra Peninsular (1640-1668), de 1989 
Guerra e Pressão Militar nas Terras de Fronteira (1640-1668), de 1990
do professor Fernando Cortés Cortés, doutor em História Moderna pela Universidade da Estremadura.
História de Espanha, 1992
do historiador francês Pierre Vilar

Três livros, três traduções, que, a convite do meu amigo Rogério Moura, efectuei para a sua editora,  LIVROS HORIZONTE.
Entendi não ser despropositado juntar aqui os livros de um e do outro, do professor espanhol e do historiador francês. Os três falam da Península Ibérica, os dois primeiros do conflito entre os dois reinos, Castela e Portugal, o terceiro da Espanha, da sua história.
Pierre Vilar terminou de escrever a sua História de Espanha em 1946 pelo que a tradução aqui referida foi feita a partir das edições, francesa e espanhola, corrigidas e actualizadas, de 1986 e 1988. É uma História, concisa, de síntese, numa visão cronológica, desde o passado mais remoto, que se debruça com mais amplitude para os problemas sociais, económicos e políticos dos séculos XIX e XX, com  breves referências ao período em que se desenrolou a Guerra Peninsular, que para a historiografia espanhola é a Guerra de Sublevação Portuguesa e para nós é a Guerra de Restauração, que é praticamente ignorada.
Segundo o professor Cortés,  ele o explicita logo de início, a finalidade do seu primeiro livro é o conhecimento das actividades de espionagem e de contra espionagem dos exércitos castelhano e português frente a frente em meados do século XVII, durante um conflito que durou 28 anos e cujas consequências para as populações das terras da fronteira hispano-portuguesa, e não só: destruição,
ruína, miséria, despovoamento, são estudadas no segundo livro. 
Ao lê-los, por obrigatória necessidade, mas não a contra gosto, regressei à História, à de Portugal e  da Espanha, ao eterno confronto dos dois países, vizinhos, fronteiros, rivais, adversários, irmãos, eternamente ressentidos  um com o outro.














 

Sem comentários: