30 de agosto de 2017

TRADUÇÕES: (3)

Manual do Estudante Eficiente, de 1993
de Francisco José Montes
Última tradução das seis que fiz para Livros Horizonte, que, confesso foi a que menos me seduziu..  O autor, madrileno, é doutorado em Comunicação Social e licenciado em  Ciências da Imagem, estudou na Escola Técnica Superior de Engenheiros de Telecomunicações, leccionou na Faculdade
de Ciências da Informação e no Instituto Oficial de Rádio e Televisão, e foi director técnico da Universidade Nacional de Educação à Distância. Um currículo de peso que, pode-se deduzir, o capacitou a escrever um manual, sobre as diversas técnicas e métodos de que o estudante, que opta pela cábula em vez do estudo, se pode servir, para tentar obter êxito nos exames e alcançar um grau académico. Um livro de humor cínico, bem ilustrado, que, o autor o diz, tem por objectivo contribuir para um melhor entendimento entre professores e alunos, distraindo-os e divertindo-os. 
Pergunto a mim próprio se, na realidade, este manual, a sua leitura, terá levado a alguma aproximação entre professores e alunos? Que divertiu uns e zangou e envergonhou outros, julgo que sim.

Sem comentários: