31 de julho de 2022

QUESTIONÁRIO

 Na esteira do jornal Público que tem publicado as respostas, de algumas das figuras da nossa praça ao Questionário de Proust, também eu resolvi que o meu Manojas iria responder e publicar as suas respostas, no nosso blogue, ao citado questionário. Vamos lá, então:

Qual a sua ideia de felicidade perfeita?                                                                                                        Viver. Ter vivido. A vida.

Qual é o seu maior medo?                                                                                                                            A morte delas e deles antes da minha, já que temos todos de morrer.

Na sua personalidade, que característica mais o irrita?                                                                                A ansiedade

E qual o traço de personalidade que mais o irrita nos outros?                                                                      A hipocrisia.

Que pessoa viva mais admira?                                                                                                        Confesso que é uma escolha controversa, que pode parecer provocatória, mas reconheço que admiro a personalidade do antigo primeiro-ministro, José Sócrates, pela força mental com que tem lutado pela sua dignidade.

Qual a sua maior extravagância?                                                                                                                 A minha colecção de conchas marinhas e de outros despojos do mar, que me deu muito trabalho e gosto a fazer, e que está sempre pronta a receber qualquer novidade.

Qual o seu estado de espírito neste momento?                                                                                       Com a minha idade e saúde, pergunto-me: o que estou eu ainda cá a fazer?

Qual a virtude que pensa estar sobrevalorizada?                                                                                         A mente capitalista, se é que é um virtude.

Em que ocasião mente?                                                                                                                             Não minto, mas evito dizer: nunca minto

O que menos gosta na sua aparência física?                                                                                            Sou o que sou, sinto-me bem.

Entre as pessoas vivas, qual a que mais despreza?                                                                                      No presente, Volodymir Zelensky, que encabeça um grupo de dirigentes políticos europeus, subalternos, sem vergonha, dos dirigentes políticos do país que anseia ser o dono disto tudo, os EUA. Vaidoso e ganancioso, ele foi dos que provocou. alimentou, e está a alimentar, a guerra Rússia/Ucrânia, uma guerra que está a destruir o seu país e a matar o seu povo. Ele podia tê.la evitado se tivesse mantido a neutralidade do país e desistido da NATO.

Qual a qualidade que mais admira numa pessoa?                                                                                         A honestidade

Diga uma palavra, ou frase, que usa com muita frequência.                                                                         Não digo.

O quê ou quem é o maior amor da sua vida?                                                                                              A Helena, minha esposa, com quem casei  há 63 anos                                                                        

Onde e quando se sente mais feliz?                                                                                                    Quando estou com a minha família, onde estiver.

Que talento não tem e gostaria de ter?                                                                                                         O de escritor.

Se pudesse mudar alguma coisa em si, o que é que seria?                                                                             A idade, para poder voltar a girar à minha vontade: a guiar, a jogar ténis, a ir ao cinema, ao teatro, às livrarias, à praia, ao jardim, etc.

Se houvesse vida depois da morte, quem ou o quê gostaria de ser?                                                        Um filho com mãe e pai, e não um órfão de pai e mãe, desde os 5 anos, como fui.

Onde prefere morar?                                                                                                                                  Na casa onde fui recebido pelos meus avós paternos, e onde ainda moro, há 89 anos.

Qual o seu maior tesouro?                                                                                                                           A minha família, e as minhas colecções de livros e moedas que vou ofertando por ela.

O que considera ser o cúmulo da miséria.?                                                                                                  Ser miserável: pedófilo, invejoso, ladrão, ciumento, aldrabão, mais isto e aquilo.

Qual a sua ocupação favorita?                                                                                                                  Ler, escrever, e pensar na vida: o que ela foi e o que ainda pode vir a ser.

A sua característica mais marcante?                                                                                                            A independência (já perdida)

O que mais valoriza nos amigos?                                                                                                                A amizade

Quem são os seus escritores favoritos?                                                                                                    Foram, porque já lá vão: Camilo Castelo Branco, Aquilino Ribeiro, José Saramago, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Raymond Chandler, Constantino Simonov, e ainda são, felizmente: Helder Macedo, Mário de Carvalho, Ken Follett. Tenho, de cada um deles, muito do que escreveram e publicaram.

Quem é o seu herói de ficção?                                                                                                                 São quatro: o vagabundo Charlot, do cinema, e os detectives Sherlock Holmes,  Philip Marlowe  e o comissárto Maigret, da literatura. 

Com que figura histórica mais se identifica?                                                                                       Nunca tive ou senti esse propósito, mas quando me interesso ou penso em figuras históricas as  que se me impõem são; D. Afonso Henriques. que conquistou e fundou Portugal, e Luís de Camões que o cantou e glorificou. Sou um português de gema.

Quem são os seus heróis na vida real?                                                                                                 Todos nós.    

Quais os nomes próprios de que mais gosta?                                                                                             Os nossos (o meu e o deles) e por idades: Manuel (eu), João (irmão), Helena (esposa), Manuel (filho), Teresa (filha), Diana (neta), Beatriz (neta), David (neto). 

Qual o seu maior arrependimento?                                                                                                         Não É o maior, mas o único: o de não ter sido melhor do que fui, e ainda sou, embora agora já pouco interessa.

Como gostaria de morrer?                                                                                                                         , Certamente triste, mas sossegado e bem comigo e com quem cá fica.

Qual o seu lema de vida?                                                                                                                         Lutar por uma vida melhor