7 de julho de 2019

Desculpas

Li hoje, no jornal Público, o editorial do director Manuel Carvalho, a propósito do artigo de ontem, da senhora Maria Fátima Bonifácio, "Podemos? Não, não podemos", que suscitou muitos protestos de leitores, de vários jornalistas e dos membros eleitos do Conselho de Redacção, do Público. Não li nem vou ler o texto da senhora, pois, há muito a deixei de ler. Segundo o director Carvalho, é um discurso nos limites do ódio, insultuoso, a raiar o racismo, a xenofobia, o que, a mim, não me  surpreende. Mas então porque é publicado? Explica o director Carvalho, que por isto e por aquilo, pelo espaço plural, pela liberdade de expressão, pela intelectual consagrada e prestigiada na sua área científica. Explicações a aceitar, para mim, com muitas reservas. Mas quem sou eu para duvidar, como duvido, do prestígio consagrado da historiadora Bonifácio? Aliás, pergunto-me: qual será a  área científica a que se refere o director Carvalho?

Sem comentários: