21 de maio de 2021

Para a história da literatura policial potuguesa que um dia alguém há-de escrever - 5g

                                                                       1960

CAYGILL, EDGAR, pseudónimo de ROUSSADO PINTO: Deportado, romance. 1ª edição, Editorial Íbis, nº 5 da colecção AC - Acção e Crime, Lisboa.

DRAMAMOR, F., pseudónimo de LAURA MENDONÇA: O contrabandista do ouro negro, e, Vainga, romances. 1ªs edições, Agência Portuguesa de Revistas, nºs 36 e 39 da colecção Negra, , Lisboa.

DURO, VERGÍLIO: A acção de Perry, romance. 1ª edição, Agência Portuguesa de Revistas, nº 35 da colecção Negra, Lisboa.

HASKINS, DICK, pseudónimo de ANTÓNIO de ANDRADE ALBUQUERQUE: O fio da meada, romance. Três mulheres são assassinadas, Vera Maudsley, Marta Hatward e June Ducanne. Depois de longa investigação, é incriminado o industrial William Ducanne, amante da primeira, patrão da segunda e marido da terceira. O acusado alega inocência e pede Dick Haskins, principal acusador, que, como advogado, o defenda em tribunal. Haskins, surpreendido, começa por recusar, mas algo que lhe conta Joey Hubbard, uma criança de 10 anos, que mora no prédio da Vera Maudsley, que viu o vulto do presumível assassino entrar e sair do prédio e pode esclarecer as horas em que isso aconteceu, fá-lo reconsiderar. Haskins revê toda a investigação e, em tribunal, iliba o réu e revela a identidade do verdadeiro assassino e as razões que o motivaram.                                                                      Premeditação, romance. Durante a estreia da peça Premeditação, de Paul Kane, a atriz Flora Kane, mulher do autor e protagonista, é assassinadc

STRONG-GROSS, W., pseudónimo de FRANCISCO V.B. de RAJANTO de ALMEIDS e AZEVEDO: O caso de Leicester Square, romance. 1ª edição, Coimbra Editora, nº 6 da colecção Criminalidade.

NESSE ANO: Publicação do romance, Barranco de cegos, de Alves Redol.  Publicação da peça de teatro, Felizmente há luar, de Luís de Sttau Monteiro.                                                                            Divulgação, em janeiro, do, Programa para a democratização da República, e a prisão, em maio, dos seus 62 subscritores.  Henrique Galvão chefia o assalto ao paquete Santa Maria.  Início da guerra colonial após a insurreição em Luanda e os ataques da UPA no norte de Angola.  Golpe falhado das forças armadas para depor Salazar.  A União Indiana ocupa Goa militarmente.  José Dias Coelho, militante comunista, é assassinado pela PIDE, no dia 19 de dezembro. 

                                                                           1962

BALMACEDA, ERNESTO de, pseudónimo de ERNEST da VÁRZEA: Às dez horas estava vivo, livro contos. 1ª edição, do autor, Porto.

COOL, JULIE: pseudónimo de LAURA MENDONÇA: Uma noite...um destino, 1ª edição, Agência Portuguesa de Revistas, nº 42 da colecção Negra, Lisboa.

GOUULART, AMILCAR: O enigma do grego fugitivo, romance. 1ª edição, Agência Portuguesa de Revistas, nº 122 da colecção, Serviço Secreto, Lisboa.  

HASKINS, DICK, pseudónimo de ANTÓNIO de ANDRADE ALBUQUERQUE: O espaço vazio, romance. Ainda não completamente refeito do desgosto pelo suicídio, inexplicável, da sua noiva Jane, durante a sua permanência na guerra da Coreia, Michael Wade, ao iniciar a sua vida civil como detective particular, é contratado para desvendar quem é que anda a enviar ameaças de morte a David Maclean, presidente de uma companhia de petróleos. Desloca-se a La Négresse, em França, onde o milionário passa férias na Pousada do Lago e, aí, sofre um remendo choque ao encontrar Jane, que julgava morta. Ela é a mulher de David Maclean que, ao encontrá-lo, o olha com ódio e diz-lhe que  o detesta e o despreza. Horas depois do encontro de ambos, Jane é assassinada, e durante a investigação que se desencadeia, Michael Wade, confuso e desesperado, vai chegar à conclusão que o assassino poderá ter sido ele. O que aconteceu? Obsessão, romance. Pedro e Vera são casados e ele é escritor. Vão de férias a Londres, cidade que não conhecem, embora seja lá que ele localize os seus romances, servindo-se de folhetos turísticos, mapas, romances, cinema. Na primeira noite, Paulo, deixando Vera no hotel a descansar, vai a um bar para beber uma cerveja. A bonita rapariga com que a certa altura deparou pareceu-lhe estar aterrorizada e quando ela saiu, curioso, seguiu-a. De súbito, inesperadamente, a rapariga foi baleada e ele, ao correr para ela, f oi golpeado, ficando inconsciente. Quando veio a si, verificou que a rapariga estava caída no chão, morta. Fez uma chamada telefónica anónima, para a polícia, sobre o acontecido, e escapou-se para o hotel. Pensou que se tinha livrado de boa, mas enganou-se. O assassino viu-lhe a cara e um verdadeiro inferno vai-lhes cair em cima, a Pedro e a Vera. 1ªs edições, Ática, nºs 42 e 48 da colecção Enigma, Lisboa. 

KASYMIR, SAINT, pseudónimo de VASCO SANTOS: O deliquente voltou à escola, romance. 1ª edição, Agência Portuguesa de Revistas, nº 98 da colecção Detective, Lisboa.

O'BRIEN, JAMES, pseudónimo de ALICE OGANDO (Lisboa, 1900 - Lisboa, 1981), romancista, tradutora, poetisa, autora de livros infantis, de textos originais e adaptações para o teatro radiofónico, e de roteiros para o cinema: O mistério da casa amarela, e, Fim de tormenta, romances. 1ªs edições, Agência Portuguesa de Revistas, nºs 43 e 44 da colecção Negra, Lisboa.

PYNN, ROSS, pseudónimo de ROUSSADA PINTO: O caso da mulher nua, romance. O livro foi proibido meses depois de ter saído, com o pretexto de, estando o país a braços com a guerra colonial, o protagonista, Joe Stassio, um homem sem profissão, ser contra a guerra. Ele é apenas um aventureiro que de manhã ao acordar, tanto pode estar numa casa, num banco de jardim, atrás de uma pilha de caixotes, num valado ou numa prisão. É de crer que foi o título que alertou os viciosos do regime, que correram a lê-lo, e depois, beatos e hipócritas, trataram de o proibir com o pretexto referido. 1ª edição, Editorial Íbis, nº 1 da colecção Ângulo Negro, Amadora. 

REIS, JORGE (Vika Franca de Xira, 1926 - Paris, 2005): Matai-vos uns aos outros!, romance. Exilado político, em Paris, desde 1949, Jorge Reis escreveu o seu livro entre fevereiro e dezembro de 1958, mas a satisfação de o ver publicado só se verificou em Março de 1962. Dedicou-o a Maria Lamas e, modestamente, chamou-lhe croniqueta de província. Mas teve a ventura de ter para ele um prefácio de mestre Aquilino Ribeiro, também exilado, que declarou ser-lhe grato trazer ao proscénio das letras o seu jovem amigo e admirador. Com a configuração de uma história policial, é um romance bem estruturado, de relevante riqueza vocabular e elegância descritiva. A trama desenrola-se na planície ribatejana, em Vila Velha, e centra-se na morte e um ricaço da terra, presidente do Grémio dos Lavradores e da comissão política do concelho, que se suspeita ter sido envenenado durante um jantar para o qual convidara familiares e as forças vivas da vila: o administrador, o director do banco, o médico, o tenente da guarda, o padre... Um desiludido, modesto e sensato , agente da Polícia Judiciária, António Santiago de seu nome, é enviado, para investigar aquele crime de cacaracá ..., aquele crime que se passa entre gente de bem, que hipocritamente se detesta, inveja e despreza. Em pano de fundo, o povo, a gente da terra, que ao insurgir-se contra as jornas impostas pelo grémio, é insultada, tratada pior do que as bestas de carga, espezinhada e espancada pela polícia e pela guarda. Digno representante do neo-realismo literário português, Matai-vos uns aos outros!, hoje injustamente ignorado, foi agraciado, em 1963, pela Sociedade Portuguesa de Autores, com o prémio Camilo Castelo Branco, o que não evitou a sua proibição e a respectiva retirada do mercado pela censura salazarista. 1ª edição, Prelo, Lisboa.

SAGUNTO, PEDRO de, pseudónimo de PEDRO ALVES de CARVALHO: Aquele café em Paris, romance. 1ª edição, Agência Portuguesa de Revistas, nº 91 da colecção Detective, Lisboa.

STRONG-ROSS, W., pseudónimo de FRANCISCO V.B. de RAJANTO de ALMEIDA e AZEVEDO: A morte escolheu..., romance. 1ª edição, Coimbra Editora, nº 7 da colecção Criminalidade, Coimbra.

NESSE ANO: Publicação do ensaio, A economia dos descobrimentos henriquinos, de Vitorino Magalhães Godinho.  Publicação do ensaio, Crise da consciência pequeno-burguesa, de Augusto da Costa Dias.

                                                                                     1963

ALBANTOS, A. de: Um pouco e cinza, romance. 1ª edição, Gráfica Imperial Lda., Lisboa.

CRUZ, M. LUTEGARDA: Amansão do diabo, e, Fronteira do ódio, romances. 1ªs edições, Agência Portuguesa de Revistas, nºs 57 e 58 da colecção Negra, Lisboa.

FRANCO, MIGUEL (Leiria, 1918 - 1988), actor, encenador, dramaturgo: O motim, peça de teatro, representada, 1965, no teatro Nacional D. Maria II, que foi proibida ao fim de cinco representações, pela censura salazarista. Recorda a sublevação popular, no Porto, contra a criação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, que foi considerada rebelião e punida pelo Marquês de Pombal com a condenação à morte de 30 cidadãos. 1ª edição, Publicações Europa-América, Lisboa.

GOULART, AMILCAR: O dossier secreto,  O enigma da garra adunca, e, O enigma da espada de Dâmocles, romances. 1ªs edições, Agência Portuguesa de Revistas, nº 56 da colecção Negra, nº 99 da colecção Detective, e nº 127 da colecção SS Serviço Secreto, Lisboa.

HA SKINS, DICK, pseudónimo de ANTÓNIO de ANDRADE ALBUQUERQUE: Quando a manhã chegar, e, O último degrau, romances. 1ªs edições, Ática, nºs 54 e 61 da colecção Enigma, Lisboa.

O'BRIEN, JAMES, pseudónimo de ALICE OGANDO: O crime no iate, romance. 1º edição, Agência Portuguesa de Revistas, nº 106 da colecção Detective, Lisboa.

OGANDO, ALICE: Fui um forçado, romance. 1ª edição, Agência Portuguesa de Revistas, nº 49 da colecção Negra, Lisboa.

OUI, ART. G., pseudónimo de AMÍLCAR GOULART: O enigma do papagaio azul, romance. Agência Portuguesa de Revistas, nº 47 da colecção Negra, Lisboa. 

PYNN, ROSS, pseudónimo de ROUSSADO PINTO: O caso da mulher cega,  O caso da mulher sádica, e, O caso da mulher suicida, romances. 1ªs edições, Editorial Íbis, nºs 4,8,12 da colecção Ângulo Negro, Lisboa. 

SAGUNTO, PEDRO de, pseudónimo de PEDRO ALVES de CARVALHO: O besouro de jade, Ladrão que rouba a ladrão,  Uma estranha no meu quarto, e, A morte vai a bordo, romances. 1ª edições, Agência Portuguesa de Revistas, nº 48 da colecção Negra e nºs 101, 105, 108 da colecção Detective, Lisboa.

STRONG-ROSS, W., pseudónimo de FRA NCISCO V.B. de RAJANTO de ALMEIDA e AZEVEDO: A rede vazia, e, Tentações perigosas, romances. 1ª edições, Coimbra Editora, nºs 8 e 9 da colecção Criminalidade, Coimbra.

NESSE ANO: Publicação do romance, O secreto adeus, de Baptista Bastos.  Publicação do romance, Aventuras de João Sem medo, de José Gomes Ferreira.                                                                              Início da guerra colonial na Guiné.

                                                                                  1964

ATLY, L., pseudónimo de autor português desconhecido: O fantasma de Loch Green, romance. 1ª edição, Editorial Notícias, nº 7 da colecção Policial, nova série, Lisboa.

COOL, JULIE, pseudónimo de LAURA MENDONÇA: A testemunha da janela, romance. 1ª edição, Agência Portuguesa de Revistas, nº 112 da colecção Detective, Lisboa.

GANETT, SIMON, pseudónimo de António Carlos Pereira da Silva, (Porto, 1939 - ?). Ganhando a vida no comércio, mas vocacionado para a escrita e atraído pelo mistério, trabalhou para vários jornais, principalmente para o Jornal de Notícias, publicou vários problemas policiais com o pseudónimo Marvel, e foi autor de nove romances policiais, oito com o seu pseudónimo habitual e um com o pseudónimo Barney Killbane: Sangue sobre o mar, romance, romance. 1ª edição, Coimbra Editora, nº  10 da colecção Criminaidade, Coimbra. 

HASKINS, DICK, pseudónimo de ANTÓNIO de ANDRADE ALBUQUERQUE: O minuto 180, romance. A Scotland Yard, às 19,30 h, recebeu uma chamada telefónica de um homem que avisou: "O avião da International Airways, que partiu para New York às 18,10 h, está em perigo iminente, leva a bordo uma bomba de relógio". O avião, que por atraso, só saíra às 19,15 h, regressou a Londres e, já com os passageiros e tripulantes a salvo, às 21,10 h, após o ponteiro dos minutos de qualquer relógio ter completado três ângulos de 360º e o das horas um ângulo de 90º, portanto, ao minuto 180, rebentou, matando os seis homens do departamento de explosivos que lá tinham ido em missão de busca. A não ser um acto terrorista, a bomba só podia ter como finalidade matar algum ou alguns dos passageiros ou tripulantes. Motivo para a Scotland Yard por um lado, e o repórter Dick Haskins, por outro, entrarem em acção e começarem a investigar. 1ª edição, Ática, nº 66 da colecção Enigma, Lisboa.    

HASKINS, DICK, pseudónimo de ANTÓNIO de ANDRADE ALBUQUERQUE: A noite antes do fim, romance. 1ª edição, Ática, nº 73 da colecção Enigma, Lisboa.

OUL,ART. G., pseudónimo de AMÍLCAR GOULART: O enigma do terceiro homem, romance. 1ª edição, Agência Portuguesa de Revistas, nº 121 da colecção Detective, Lisboa.

PYNN, ROSS, pseudónimo de ROUSSASO PINTO: O caso da mulher deportada, romance. 1ª edição, Editorial Íbis, nº 4 da colecção Rififi, Amadora.

S.,GILFRED, pseudónimo de GILFREDO SALGUEIRO COSTA: O duro e a morte, romance. 1ª edição, Agência Portuguesa de Revistas, nº 111 da colecção Detective, Lisboa.

STRONG-ROSS, W., pseudónimo de FRANCISCO V.B. de RAJANTO de ALMEIDA e AZEVEDO: As corujas piam de noite, romance. 1ª edição, Coimbra Editora, nº 11 da colecção Criminalidade.       O homem que morreu muitas vezes, romance. 1ª edição, Cimo-Editorial Ficção e Ciência. Lisboa.

NESSE ANO: Publicação do romance, Poem chamar-me Eurídice, de Orlando da Costa.          Publicação do ensaio, António Sérgio, o idealismo crítico e a crise da ideologia burguesa, de Vitorino Magalhães Godinho.                                                                                                                                      Início da guerra colonial em Moçambique.

                                                                                    1965

GOLD, FRANK, pseudónimo de LUÍS CAMPOS (Lisboa, 1942 - Lisboa,  2000), professor do Instituto Superior de Agronomia, especialista em bioquímica e enólogo, pianista, pintor e autor de contos e romances policiais: Madrugada depois da morte, e, A mulher de Hong-Kong. romances. 1ªs edições, Agência Internacional de Livraria e Publicações, nºs 1 e 6 d a colecção Policial de Bolso, Lisboa.

GOLD, FRANK, pseudónimo de LUÍS CAMPOS em co-autori a com George McOrvell, pseudónimo de JORGE CURVELO: Caso de morte, romance. 1ª edição, Agência Internacional de Livraria e Publicações, nº 3 da colecção Policial de Bolso, Lisboa.

HASKINS, DICK, pseudónimo de ANTÓNIO de ANDRADE ALBUQUERQUE: Suspense, romance. Em discurso directo, Haskins conta-nos como está a ser vítima de uma armadilha que tem por finalidade o seu descrédito, a destruição da sua carreira, o risco da sua própria vida. Tudo começa no dia do seu tão aguardado e atrasado casamento com Katy Oughton, no preciso momento em que o padre ia dizê-los casados e uma voz de homem grita: Suspenda o casamento! Esse homem é casado, posso jurá-lo! É ele, sim! Chama-se Haskins e a mulher dele está viva! Não  do case, padre! As provas hão-de surgir. Não posso estar aqui mais tempo. Ele ameaçou-me de morte, se eu falasse! As provas hão-de surgir. Esse homem é um impostor. O homem foge. Haskins persegue-o, (é esse o objectivo do provocador), o pesadelo começa. 1ª edição, Editora Dêagá, nº 79 da colecção Enigma, Lisboa. 

HASKINS, DICK, pseudónimo de ANTÓNIO de ANDRADE ALBUQUERQUE: O último fim, conto publicado no nº 1 da antologia policial Dick Haskins, da Editora Dêagá, Lisboa.

MENDONÇA, LAURA: O felino oculto, romance. 1ª edição, Agência Portuguesa de Revistas, nº 122 da colecção Detective, Lisboa,

PYNN, ROSS, pseudónimo de ROUSSADO PNTO: O caso da mulher das meias negras, romance. 1ª edição, Editorial Íbis, nº 8 da colecção Rififi, Amadora. O caso da mulher violentada, conto publicado no nº 7 da Antologia policial Ross Pynn, da Editorial Íbis, Lisboa.

RODRIGUES, LIMA: Enquanto o tempo passa, conto do nº 2 da Antologia Policial Dick Haskins, 1ª edição, Dêagá. Lisboa.

STRONG-ROSS W., pseudónimo de FRANCISCO V.B. de RAJANTO de ALMEIDA e AZEVEDO: A fantástica experiência, romance. 1ª edição, Cimo-Editorial Ficção e Ciência. Lisboa.

WASHINGTON, JOHN, pseudónimo de JOAQUIM FERREIRA MARTINS: Doping, romance. 1ª edição, Agência Portuguesa de Revistas, nº 139 da colecção Detective, Lisboa.

NESSE ANO: Publicação do livro de poemas, Praça da canção, de Manuel Alegre. Publicação do livro, Antologia de poesia portuguesa erótica e satírica, de Natália Correia.                                   Assassinato pela PIDE, do general Humberto Delgado e da sua secretária. 
Assalto e encerramento da Sociedade Portuguesa de Escritores, após a atribuição do Grande Prémio da Novelística ao escritor angolano Luandino Vieira, pelo seu livro Luuanda




                                                                                                    






 

     








  



 

 

Sem comentários: