31 de agosto de 2019

Notícias

Não é para mal dos meus pecados, é por hábito antigo e curiosidade natural, ainda não desisti de viver, que compro e leio, todos os dias, um jornal de referência. A escolha é há muito o Público, que, na minha opinião, evidentemente, está entre o dizer, é o menos mau, e o dizer, é o melhor deles. Ele é, assim assim! Ora hoje, na sua primeira página, o Público, em destacadas parangonas, alerta-nos: GOVERNO PROMETEU MANUAIS GRÁTIS NOVOS MAS ENTREGA USADOS. E no seguimento, revela em letras normais: Alunos do 7.º ao 12.º só deviam receber manuais por estrear. Mas não está a acontecer com todos. Ministério justifica-se com Tribunal de Contas. Mais curioso que preocupado, pois, os meus filhos há muito que deixaram o liceu, a minha neta também, e só o meu neto que vai para o 12.º, é que está em perigo de receber um manual usado, mas que talvez ainda se possa salvar, então, repito, mais curioso que preocupado, fui ler o artigo que denunciava a calinada. A autora era a jornalista Clara Viana, o titulo era mais ou menos o mesmo, GOVERNO PROMETEU MANUAIS NOVOS MAS DISTRIBUIU USADOS, e a lenga-lenga que o acompanhava também. Comecei pelos números que, afinal, não eram nada assustadores: Distribuição de manuais gratuitos,em 2018/2019: Total 2.770.476, sendo 2.663.465 de manuais novos e 107.011 de manuais usados; Vales de manuais novos levantados:2.120.883 e de manuais usados: sem informação. Fui-me seguidamente ao historial do caso que parece bem relatado, não mencionando quaisquer controvérsias, protestos, reclamações. Destaco três pareceres: o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, apela: As famílias só devem aceitar manuais que estejam como novos, senão devem exigir que sejam trocados; o presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas, transmite que tanto ele como outros directores concordam com a opção do Governo: Não vemos nenhuma incongruência. Porque não seriam distribuídos os manuais reutilizados?; a presidente da Associação de Pais da Escola Secundária Rainha Dona Amélia: Na verdade, estamos muito satisfeitos com a reutilização de manuais, que vai ao encontro do que já praticávamos na escola. Afinal, então, porquê, qual a intenção daquele enviesado título, que nem sei se é da responsabilidade da jornalista, se se não se sabe sequer quantos (e se aceites) ou se houve mesmo a entrega de manuais reutilizados? Logo me recrimino: que mania esta de acreditares na teoria da conspiração. E logo para me recompor: mas não haverá mesmo bruxas?

Sem comentários: