10 de abril de 2021

Para a história da literatura policial portuguesa que um dia alguém há-de escrever - 4a

NA DITADURA / ESTADO NOVO                                                              

                                                             1931

ALMEIDA, JAIME DUARTE de: Um crime, conto publicado no, Magazine Bertrand, maio

ALMEIDA, TOMÁS de: O segredo da mina, conto publicado no nº 6 da revista, Novela Policial/Repórter X  

AMORIM, GUEDES de: O mistério do chinês, e , O homem da meia-noite, contos nos nºs 13 e 16 da revista, Novela Policial/Repórter X; A porta misteriosa, conto  publicado no jornal, O Notícias Ilustrado, de 31 de maio.

BALMACEDA, ERNESTO, pseudónimo de Ernesto Várzea (1904-1976): A minha mulher matou--se, conto publicado na revista, O Espião, de 21 de novembro; Os «filhos da noite», conto publicado no nº 26 da revista, Novela Policial/Repórter X.

CARVALHO, GILBERTO: Noite de sangue e mistério - O crime da «Poça das Feiticeiras, relato (João Alves Trindade foi agredido até à morte e o seu corpo deixado numa poça, no caminho que de Viseu, pela Via-Sacra e São Caetano, conduz a Renhados, onde foi encontrado na madrugada do dia 17 de julho de 1925. A sua filha Silvina Trindade Ribeiro e o seu genro Claudino Lopes Ribeiro foram acusados do crime, julgados e condenados. O casal sempre protestou a sua inocência, mas apesar das muitas dúvidas legitimamente levantadas, tendo dado origem a investigações, recursos, e vários opúsculos, o mistério nunca foi devidamente esclarecido. 1ª edição, do autor.

COELHO, ADOLFO: Ópio, cocaína e escravatura branca (os segredos dos tráficos ilícitos), romance. 1ª edição, Clássica Editora, Lisboa.

COSTA, ALBERTO MÁRIO de SOUSA: Como se faz um ladrão, livro de contos. 1ª edição, Guimarães Editores, Lisboa.

DOMINGUES, MÁRIO: O homem sem boca, conto publicado no nº 10 da revista, Novela Policial/Repórter X.

FALCÃO, VICTOR: O fakir hipnotizado, conto publicado no, Magazine Bertrand, de abril

FERREIRA, REINALDO: Memórias extraordinárias do dr. Duque, o cartomante do raciocínio, falsificador de cartas (2ª parte), e, A mensagem escamoteada, os dois últimos folhetins, ambos publicados no, Magazine Bertrand, de janiro e fevereiro; Novas aventuras do dr. Duque, o cartomante do raciocínio: A dama do leopardo, primeiro e único folhetim  publicado no, Magazine Bertrand, Abril e Maio; Memórias de um chauffeur de táxi (O suicida do Café Suisso; O deputado macaísta; O meio-homem; O menino do colégio franco-espanhol; Os peixinhos azuis; Os três artistas espanhóis; O sr. Hilário, novo-rico), folhetim publicado no semanário, ABC, de 10 de abril de 1930 a 5 de março de de 1931, em que Juca, o Menjou da Estefânia, revela ao Repórter X, alguns dos casos em que esteve envolvido, enquanto taxista; Um detective português do século XVIII (chama-se João, ou José, Roxo, e é referido como o «Sherlock português), crónica publicada no nº1 da gazeta, Repórter X - jornal, de 9 de agosto; A virgem do Bristol-Club, versão em livro do folhetim,  com o mesmo nome, editado pelo jornal, O Primeiro de Janeiro.

GOMES, CELESTINO (Ílhavo, 1899 - Lisboa, 1960), médico, artista plástico, poeta. Memória de uma impressão digital, conto publicado no Magazine Bertrand, de dezembro

NUNES, ANTÓNIO RISCADO: A denúncia, conto publicado no Magazine Bertrand, de março 

PAMPLONA, FERNANDO: O drama da esfinge, conto publicado no Magazine Bertrand, de novembro

REPÓRTER MISTÉRIO, pseudónimo de GENTIL MARQUES: O crime, conto publicado no jornal, O Notícias Ilustrado, de 26 de janeiro.

RICHMOND, ÓSCAR de, pseudónimo de autor português desconhecido: A luta no fundo do mar, romance. 1ª edição, Henrique Torres Editor, Lisboa.

VIEIRA, TOMÉ (19oo - ?): O crime do Bairro América, romance. 1ª edição, Agência Internacional de Publicações , nº 1 da colecção Novela de Hoje.

NESSE ANO: Publicação do primeiro número do semanário, O Espião. Publicação do primeiro número do semanário, Repórter X. Publicação do primeiro livro da colecção, Os Melhores Romances Policiais. Publicação do primeiro número do jornal, Avante, órgão central do Partido Comunista Português. Manifestações a favor e contra a ditadura.

                                                    1932  

ALTAMIRA,JORGE: As cartas da morta, conto publicado na revista, Civilizção, de junho

AMORIM, GUEDES de: O assassino falou, conto publicado  na revista, Civilização, de abril, e, O ladrão do automóvel amarelo, conto publicado semanário, Álerta, de maio.

DETECTIVE FANTASMA, pseudónimo de ADOLFO COELHO: O solar maldito, folhetim publicado no semanário, Álerta, março a maio.

FERREIRA, REINALDO: 1808 (Junot), peça escrita em colaboração com Mário Domingues, representada no teatro Almeida Garrett (Teatro Nacional), que se estreou no dia 5 de maio e se manteve em representação até ao dia 28 do mesmo mês. O táxi nº 9297, peça adaptada do romance com o mesmo título, estreada no teatro Apolo, no dia 1 de julho.  Proezas aventurosas do mosqueteiro do ar (O cemitério rifenho e O segredo do Mercedes-Hotel), folhetim publicado no, Repórter X, entre 26 novembro e 17 dezembro.

LUSO, HENRIQUE: Justiça, peça publicada na revista, Civilização, de agosto.

MACHADO, JOSÉ de FARIA: A primeira mulher, conto publicado na revista, Civilização, de Novembro.

PEIXOTO, MARIA DO CARMO: A casa assombrada, conto publicado na revista, Civilização, de maio. 

 STEW, J.: O segredo de H. 21, romance de espionagem em que os protagonistas são, Jorge Reiriz, um jovem português, muito rico, que fez a guerra em França, como oficial, e uma jovem mulher, bonita, bailarina famosa, de nome artístico, Jeta Gadul. Ele, por patriotismo, é um espião amador que desconfia que os alemães tramam algo sobre as colónias portuguesas. Ela pretende ser, por ódio e espírito de vingança, uma agente secreta, para  descobrir quem tramou a sua mãe, a espia H. 21, presa e executda pelos franceses. O tema central é, pois, saber quem é H. 21, que para surpresa geral, é a célebre Mata-Hari que, afinal, não foi executada, está viva, e, finalmente, se vinga de quem a traiu. 1ª edição, Clássica Editora, nº 4 da colecção, Os Melhores Romances Policiais, Lisboa. 

NESSE ANO: Publicação do nº 21, o último, do semanário, O Espião; Publicação do semanário, O Detective Português, sobre a direcção de Mário Domingues; Publicação do romance, O Barão, de Branquinho da Fonseca.                                                                       Salazar é nomeado Chefe do Governo (5 de Julho).

                                                              1933

BAPTISTA, L. FERREIRA: A estrela azul, conto publicado no, Magazine Bertrand, fevereiro.

FERREIRA, ARMANDO (Lisboa, 1893 - Lisboa, 1968), escritor, jornalista, engenheiro, professor: A casa do diabo, romance. 1ª edição, Livraria J. Rodrigues, colecção Fantasma  

FERREIRA, REINALDO: O segredo da cabeça de cera, o primeiro folheto da série, As aventuras extraordinárias do mosqueteiro do ar, publicado no Porto.

MARQUES, ALFREDO: Vingança, romance. 1ª edição, Editorial Hércules, Lisboa.

MONTEIRO,MÁRIO (1855 - 1951) : O fantasma de Lisboa, romance. 1ª edição, Livraria J. Rodrigues, nº 1 da colcção Fantasma.

NORONHA,EDUARDO de (Lisboa, 1859 - Lisboa, 1948), Oficial do exército, jornalista, romancista, dramaturgo: Enigma, folhetim publicado no jornal, O Primeiro de Janeiro, entre 22 de janeiro e 14 de abril. 

QUINTINHA,JULIÃO (Silves, 1885 - Lisboa, 1968), jornalista e escritor: O misterioso crime do banco alemão, conto publicado no, Magazine Bertrand, de março.

RIBEIRO,HUMBERTO: Casa maldita, romance. 1ª edição, do autor, Porto

NESSE ANO: A cultura integral do indivíduo - Problema central do nosso tempo, conferência de Bento Jesus Caraça, realizada na União Cultural «Mocidade Livre», em 25 de maio.                    Criação da Polícia de Defesa Política e Social. Prisões de sindicalistas e anarquistas. Promulgação da nova Constituição (11 de abril). Segundo governo de Salazar (13 de abril). Criação do Tribunal Militar Especial. Criação da Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE), a 29 de agosto, e, em setembro, é instituída a censura prévia da imprensa e das publicações não periódicas. Criação do Secretariado de Propaganda Nacional, dirigido por António Ferro.

                                                               1934 

BOSH, VAN DER, pseudónimo de JOSÉ RODRIGUES MIGUÉIS (Lisboa, 1901 - Lisboa 1980), formado em Direito, em 1924, na Universidade de Lisboa, e em Ciências Pedagógicas, em 1933, na Universidade de Bruxelas, colaborador dos jornais, O Diabo, Diário Popular, Diário de Lisboa, República, e director de, O Globo, dedicou a sua vida à literatura e á pedagogia: Uma aventura inquietante!, folhetim publicado no jornal, O Diabo, uma parte, vinte e sete fascículos, num total de trinta e um, entre 16 de setembro e 23 de junho de 1935. Os quatro restantes só surgiram em 1936. O interregno devido ao facto do escritor ter sido obrigado a exilar-se para os EUA, onde se fixou, tendo adquirido a nacionalidade norte-americana em 1942, confrontado com a situação política anti-democrática que então vigorava no país. Com a configuração de um romance policial,     insere-se bem na obra do autor, próxima do neo-realismo, com uma forte compnnente ética. Com humor crítico, imaginação e imprevisibilidade, conta as vicissitudes passadas por um tal Zacaarias de Almeida, acusado de ter assassinado uma mulher em virtude das suas semelhanças físicas com o suposto assassino, acabando por ser ele, da prisão, à base de raciocínio, a deslindar toda a trama.

COELHO, ADOLFO: O segredo de H. 21, romance em cuja 1ª edição, de 1932, o autor usou o pseudónimo de J. Stew. 2ª edição, Clássica Editora,  nº 4 da colecção, Os Melhores Romances Policiais, Lisboa.

FERREIRA, REINALDO: O negociante de sangue e O segredo da japonesa, 2º e 3º folhetos de, As aventuras extraordinárias do mosqueteiro do ar, publicadas no Porto.

FREIRE, JOÃO PAULO: A espia negra, romance.1ª edição, E.N. de Publicidade, Lisboa.

FRED, MAX, pseudónimo de A. VICTOR MACHADO: A máscara do criminoso, O falso gatuno, O punhal sangrento, romances. 1ªs edições, Henrique Torres Editor, Lisboa.

GERMAIN,  VICTOR, pseudónimo de A. VICTOR MACHADO: O correio do Czar, Entre feras, Escrava por amor, romances. 1ªs edições. Henrique Torres Editor, Lisboa.

MELO, ERNESTO de, (Penafiel, 1872 - Penafiel, 1939), escritor e jornalista do jornal, Tempo: O crime da Rita Pucha, romance. 1ª edição, do autor, Penafiel.

MONTEIRO CAMPOS: Duas almas cafres, conto publicado na, Civilização, de abril.

MONTEIRO, MÁRIO: A loira do Chiado, romance. 1ª edição, Livraria J. Rodrigues& Cª, nº 3 da colecção, Fantasma, Lisboa.

NOROESTE, DAVIS, pseudónimo de A. VICTOR MACHADO: A mulher fantasma, romance. 1ª edição, Henrique Torres Editor, Lisboa.

POWELL, EDGAR, pseudónimo de GUEDES DE AMORIM: Escravas modernas, romance. 1ª edição, João Romano Torres Editor, Lisboa.

QUINTINHA, JULIÃO: Um crime político, conto publicado no livro, Dez novelas de dez novelistas. 1ª edição, Tip. Imprensa Artística, colecção, Amanhã.

TRAVASSOS,  HIPÓLITO: O negociante de mulheres, romance. 1ª edição, Livraria Barateira, nº 2 da colecção, Moderna, Lisboa. 

VERDADES, JOÃO, pseudónimo de TITO MARTINS: 303 crimes impunes ou O cadastro secreto dum antigo juiz de instrução criminal, o livro que além do romance que lhe dá o nome, contém mais três contos: Câmara ardente, Lírio em pântano, Semeador de ilusões. O romance é inspirado no filme, O médico e o monstro, que se baseia no conto, Doctor Jekyll and Mr. Hyde, de  R. L. Stvenson. 1ª edição, Editorial Século, Lisboa

 NESSE ANO: Publicação do livro de poemas, Mensagem, de Fernando Pessoa.                                                                                  I Congresso da União Nacional (26 de maio). 

  

 


Sem comentários: