6 de abril de 2021

Para a História da Literatura Policial Portuguesa que um dia alguém há-de escrever - 4

Na Ditadura / Estado Novo

                                                               1927

BARBOSA, CARVALHO (Porto, 1884 - Porto, 1936), poeta e autor de comédias, operetas e revistas, jornalista,  fundador dos jornais, Maria Rita, Rococó e Pirolito, redactor dos jornais, Diário do Porto, Voz Pública, A Cidade e director da revista, Mistério, publicação semanal, ilustrada, de romances policiais, «fait divers» e reportagens do crime. A sombra da torre, romance. 1ª edição, Fernando Maachado & Cª Lda, Porto

CASTRO, FERREIRA de : A chinesa do Avenida Palace, conto publicado no, Magazine Bertrand, de fevereiro.

CHURSCHST, YVOR MC, pseudónimo de autor português desconhecido: Aventuras extraordinárias de Ralph Williamson: A baixela de Grauhort, As jóias da Corôa, O cadáver mutilado, O fakir enigmático, o homem duplo, O homem escamoteado: folhetim publicado no, Magazine Bertrand, de janeiro a julho.

FALCÃO, VICTOR (Lisboa, 1886 - Ericeira, 1966), escritor e jornalista, correspondente de O Século, em Madrid, tendo dirigido em Bruxelas, em 1935, a secção portuguesa, na Exposição internacional. e o Instituto de Cultura Portuguesa: O segredo do corcunda, conto publicado no, Magazine Bertrand, de novembro.

FERREIRA, REINALDO: As sombras do Barredo (A viela do buraco e perdidos nas trevas), folhetim publicado no jornal, O Primeiro de Janeiro, do Porto, de 4 de Dezembro a 20 de Abril de 1928

FONSECA, JOÃO de SOUSA (1899 - 1962): O homem daquela noite, conto publicado no Magazine Bertrand, maio, junho e julho  

GARCIA, CHIANCA  de (Lisboa, 1898 - 1983), autor da peça, A filha de Lázaro (1923), realizador dos filmes, O trevo de quatro folhas, A Rosa do Adro e A aldeia da roupa branca, na década de 30, e cronista, que imigrou para Brasil, em 1940, onde montou vários espetáculos musicais: O homem que matou a mãe, conto publicado no jornal, O Domingo Ilustrado, de 27 de novembro.

LOPES, NORBERTO: Eu não matei!, conto publicado no jornal, O Domingo Ilustrado, de 23 outubro.

MARTINS, ROCHA: O julgamento de Lagardère, folhetim publicado no jornal, O Primeiro de Janeiro, de 1 de janeiro a 7 de setembro.

RICHMOND, ÓSCAR, pseudónimo de vários autores portugueses desconhecidos: os romances: Os  bandidos da serra Morena, A caminho do cadafalso, A decapitada, O fim do bandido, Os crimes da máscara negra, e, O morto vivo, A gruta misteriosa, O iate fantasma, (2ª, 3ª e 4ª partes do romance, Os crimes do máscara negra). 1ª edições, Henrique Torres Editor, colecção Policial, Lisboa.

Nesse ano: Publicação do nº 1 da revista, Presença, de Coimbra, fundada por José Régio. Publicação do nº 1 da revista Civilização, do Porto, fundada por Campos Monteiro e Ferreira de Castro.          Proibição do jornal, A Batalha, da CGTP, e encerramento das sedes das organizações operárias. Dissolução da Confederação Geral do trabalho. A ditadura militar evolui para uma ditadura civil. Convocação de eleições para a Presidência da República, em Dezembro.   

                                                                           1928

BARBOSA, CARVALHO: Miss Therva ladre chic, folhetim publicado na revista, Civilização, de julho a janeiro de 1929.

CÂMARA, MARTA MESQUTA da (Porto, 1895 - Porto, 1980), Jornalista. poetisa: A mis nobre vingança, folhetim publicado no jornal, O Primeiro de Janeiro, entre 22 de abril e 15 de dezembro. 

CHURSCHST, YVOR MC, pseudónimo de autor português desconhecido: Novas aventuras de Ralph Williamson (O diamante azul de Angola, O rei da evasão), folhetim publicado no, Magazine Bertrand, de fevereiro a maio.

FERREIRA, REINALDO : Zamar, o monstro, único episódio do folhetim, A vida aventurosa de João de Portugal, publicado na revista, Civilização, de junho a maio de 1929. Curioso é que este João de Portugal, que nos é revelado ter sido o agente 113 da Polícia Internacional, pouco ou nada parece ter a ver com o João de Portugal das Aventuras e viagens extraordinárias, que era sargento da Polícia do Deserto, salvo ambos terem saído da imaginação frenética e despreocupada do mesmo criador.

FRIAS, EDUARDO : O nosso lugar, conto publicado no, Magazine Bertrand, de janeiro. O resgate, conto publicado no jornal, O Notícias Ilustrado, de 13 de maio.

GOMES, AUGUSTO FERREIRA : Múmia que mata, conto publicado no jornal, O Notícias Ilustrado, de 4 e 11 de novembro.

HAIA, JOÃO de : Um crime no rápido do norte, conto publicado no, O Notícias Ilustrado, de junho.

MACHADO, A. VICTOR (1892 - 1939) : A mão reveladora, peça em três actos. 1ª edição, Livraria Portuguesa de Ferreira e Franco Lda., Lisboa

MACHADO, JOSÉ de FARIA : Budha assassino, conto publicado na revista, Civilização, de setembro.

MORAIS, CASTELO de : (1882 - 1949): O crime do «surdo», conto publicado no jornal, O Notícias Ilustrado, de 29 de abril.

REDONDO, BELO : O fantasma branco do Estoril, conto publicado no jornal , O Notícias Ilustrado, de 23 de setembro.

REPÓRTER MISTÉRIO, pseudónimo de GENTIL MARQUES : O mistério do Palácio das Janelas Verdes, e, Central 4002!, contos publicados no, O Notícias Ilustrado, de 25 de março e 8 de julho.

TAVARES, DORA : Uma aventura em Monte-Carlo, romance. 1ª edição, Romano Torres Editor, nº 3 da colecção Aventuras Policiais e Misteriosas. 

Nesse ano: Publicação do romance, Emigrantes, de Ferreira de Castro.                                            Eleição do general Óscar Carmona, em 25 de março, para Presidente da República, e entrada de Oliveira Salazar para o governo, 27 de abril, como Ministro das Finanças.

                                                                     1929

COELHO, ADOLFO : A tômbola do amor e da morte, conto publicado no, Notícias Ilustrado, de 27 de janeiro Notícias Ilustrado, de 27 de 

DOMINGUES, MÁRIO : A última aventura de José Tairocas, conto publicado na revista, Civilização, de novembro.

FERREIRA, REINALDO : Memórias extraordinárias do dr. Duque, o cartomante do raciocínio: O mistério das quatro primas; A noite que durou48 horas; O dr. Duque, falsificador de cartas, primeira parte do folhetim, englobando os três primeiros episódios, publicado no, Magazine Bertrand, em outubro, novembro e dezembro, respectivamente.  O  baralho das cartas falsas, folhetim publicado no jornal, ABC, entre 7 e 28 de novembro, com o subtítulo, Novo episódio das memórias do major Calafaia, embora não  houvesse conhecimento de qualquer episódio anterior, das memórias do major Herculano Calafaia.

LANÇA, JAIME : Matei, conto publicado na revista, Civilização, de abril.

MENDONÇA, ZUZARTE : O mistério da casa fechada, conto publicado na revista, Civilização, de abril.

PAMPLONAS, FERNANDO de (Porto, 1909 - Lisboa, 1989), jornalista, crítico de arte, ficcionista e metodólogo : Um crime na noite, conto publicado no, Magazine Bertrand, de dezembro.

                                                             1930

AMORIM, GUEDES de (Lugar da Sé, Sedielos, Peso da Régua, 1901 - Lisboa, 1979), Jornalista, escritor, que em entrevista declarou: «Sou filho e neto de cavadores e tenho séculos de enxadas atrás de mim, como brasão, honra-me e chega...»: Nasceu para ser ladrão, e, Eva negra, contos publicados no, Magazine Bertrand, em março e abril.

DOMINGUES, MÁRIO : Irmãs no amor e na morte, conto publicado no, Magazine Bertrand, de março; Um crime passional, conto publicado no jornal, O Notícias Ilustrado, de 1 de junho; O preto do "Charleston", relato no qual o escritor ficciona acontecimentos que viu e viveu enquanto porteiro do Club Ritz, 1ª edição, Guimarães Editores, Lisboa.

FARIA, AMÉRICO: Um crime no «Sud-Express; O túmulo do Faraó; O tratado secreto; O filão de prata; O colar de pedras negras, contos publicados na revista, Novela Policial/Repórter X, nºs 8, 15, 20, 24 e 28.

FERREIRA, REINALDO: A dama do Sud, peça adaptada do conto, O Homem da cabeleira branca, levada à cena no teatro Ginásio, de Lisboa, em 22 de janeiro, interpretada por Palmira Bastos. Kiá, o rei dos repórteres (O homem dos três braços; Os cinco cadáveres do dr. Máximo; A «mulher águia»), folhetim, com as três primeiras reportagens da série, publicadas na revista, Novela Policial/Repórter X, nºs 1, 3 e 7. Segredos da morte; Os 7 túmulos; O homem que embalsamou Lénine; A rua sinistra; O jardim daas flores envenenadas, contos publicados na revista, Novela Policial/Repórter X, nºs 9, 12, 19, 22, 25. O fantasma do Nicola, episódio histórico e intrigante da vida aventureira do famoso polícia português dos séculos XVIII e XIX, João Roxo, filho do João (ou José) Roxo, o Sherlock português, publicado nº 12 da, Novela Policial/Repórter X  de 18 de abril.

FREIRE, JOÃO PAULO: O crime da rua da Esperança, conto publicado no nº 14 da revista, Novela Policial/Repórter X.

GOMES, AUGUSTO FERREIRA: O caso da sala das quatro janelas, folhetim publicado no semanário, ABC, de 25 de junho a 6 de agosto.

MARQUES,ALFREDO (1894 - ?), advogado e jornalista: Sangue e dinheiro: o drama da «Poça das Feiticeiras», análise ao processo que ficou conhecido como, O crime da Poça das Feiticeiras, sobre o qual o autor considerou ter havido, "um erro judiciário, que sucedeu a um erro policial". 1ª edição, Grupo de Portuenses, Porto.

PEREZ, EDUARDO (1895 - ?), jornalista, contista e autor teatral: Um crime, conto publicado no semanário, ABC, de 3 de setembro.

PORTELA, ARMANDO: Mistério das trevas, conto publicado, em dezembro, no nº 38, o último, da revista, Novela Policial/Repórter X,    

Nesse ano : Publicação do romance, A Selva, de F erreira de Castro. Publicação do ensaio, Os factores democráticos na formação de Portugal, de Jaime Cortesão, incluído no I volume da História do Regime Republicano em Portugal. Censo da população: 6 360 347.


  





 





Sem comentários: